Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/07/2011 19:18

Artigo: Amizade, a arte de cativar pessoas

*Erika de Souza Bueno

No enredo da sala de aula, estamos acostumados a notar a ausência de um aluno que dificilmente está presente nas aulas, aquele que é normalmente chamado de “turista”. Do mesmo modo que sentimos facilmente a ausência de alunos que quase nunca faltam e assim por diante. Se o relacionamento entre professor e alunos é influenciado pela ausência ou presença em classe, chama a atenção a grande influência desse ambiente sobre um sentimento que, muitas vezes, não temos muito tempo para cultivar: a amizade.


Apesar de sempre ter existido, a amizade manifesta-se de diversas maneiras, dependendo dos perfis de cada um, ou seja, dependendo do que cada um busca para si no que se refere à amizade. Por mais que, devido a amargas experiências, algumas pessoas desacreditem do potencial da amizade ou de se ter amigos por perto, ela ainda existe e, inclusive, é essencial para a vida de qualquer um de nós.


Nossos alunos e tantas outras pessoas, principalmente as mais jovens, muitas vezes podem até pensar que ter amigos é essencial para momentos de divertimento e de prazer e, por isso, buscam companhias agradáveis, de bem com a vida e com muita energia para fazer da vida uma grande e interminável festa, na qual não há tempo para dar atenção àquele que, por qualquer motivo, está impossibilitado de também festejar.


Contudo, essas pessoas precisam compreender que melhor é conquistar amigos para o amanhã, tal como plantar em terra fértil e esperar o dia da colheita, considerando que temos razoável controle apenas sobre o hoje e agora, mas nada sabemos sobre o que ainda não aconteceu, ainda não existe, não sendo reservado a nós nenhum controle sobre o dia de amanhã.


Quando chegarem a nós dias que nos fazem perder o sono e ganhar uma lamentável dor de cabeça diante de fatos frustrantes, que nos fazem repensar nossos pontos de vista e conceitos, será bem menos difícil se tivermos o privilégio de desfrutar da companhia de alguém que quer o nosso bem, que nos quer ver no primeiro lugar do pódio.


Isso é ter amigo, isso é conquistar a amizade de alguém, ou seja, conseguir cativar alguém durante a nossa vida e ver esse alguém torcendo por nós, pelo nosso bem-estar. É claro que na arte de cativar pessoas nem todos são artistas, mas é importante pensar que artista não é apenas aquele com grande habilidade numa determinada arte, mas também aquele que a observa, que a prestigia, que a tem em grande estima, tal qual a amizade.



O fato de nem tudo ser flor, como dizem por aí, não é razão para não tentarmos mais uma vez e exercitarmos nossa habilidade na arte de cativar pessoas, de conquistá-las como nossas amigas.


Há, é verdade, algumas amizades que são conhecidas como interesseiras, considerando a carga de significado desse adjetivo, o qual remete a pessoas egoístas, que vivem em função dos próprios interesses e que não se importam com o impacto de suas ações sobre o outro desde que seus objetivos sejam alcançados a qualquer custo.


Ora, mas os obstáculos não podem nos impedir de tentar até conseguir alcançar a graça e a beleza de estarmos envolvidos com amigos, com pessoas que, ainda que não compartilhem dos mesmos conceitos que os nossos, estejam ali conosco para o que der e vier.


Claro que tudo isso exige maturidade por parte de todos os envolvidos em laços de amizade, mas convém refletir sobre isso, já que o prêmio por termos conquistado amigos é mais valioso do que o próprio ouro, é algo que só pode explicar quem tem amigos e, ainda mais do que isso, quem sabe ser amigo para todas as horas.


*Erika de Souza Bueno é editora e consultora-Pedagógica de Língua Portuguesa do Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br); professora de Língua Portuguesa e Espanhol pela Universidade Metodista de São Paulo; articulista sobre assuntos de língua portuguesa e família.



O Cassilandianews não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)