Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

11/05/2011 09:49

Artigo: A volta da inflação e os prefeitos

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves

Os sinais vermelhos da economia brasileira têm sido acionados nos últimos meses. A continuar a alta de preços registrada no primeiro quadrimestre e no início do quinto mês do ano, a inflação explodirá, colocando ladeira abaixo todos os esforços de estabilização empreendidos desde 1994, quando foi lançado o Plano Real. É uma verdadeira encruzilhada que se apresenta à presidenta Dilma Rousseff e à sua equipe econômica. Pegam o rumo responsável e talvez menos populista ou, se quiserem, lançam-se no perigoso pântano rumo à espiral inflacionária que tanto mal já fez ao país.

Desde o ano passado, o governo é alertado para a necessidade de adotar efetivas medidas de combate à inflação, mas não tem dado muita atenção ao problema. Depois de afrouxar o crédito para enfrentar a crise internacional, deixou as torneiras abertas e passou a esvaziar o reservatório da economia.

Além do populista crédito fácil e abundante, ainda tivemos a alta do etanol, que puxou para cima o preço da gasolina e pode levar a uma elevação generalizada de preços, pois todo o mercado depende do transporte. Já passou da hora de o governo criar estoques reguladores de etanol para evitar a oscilação de preços durante a chamada entresafra – de novembro a abril -, quando as usinas e destilarias estão paradas. Isso certamente contraria os defensores da chamada “livre economia”, mas é do mais alto interesse do país, que encontrou a alternativa à gasolina mas está vendo sua credibilidade escapar em razão da política de lucro e pressão dos produtores.

Apesar da gênese da nova economia brasileira estar lastreada na desindexação de preços, ainda vemos setores trabalhando no antigo formato de se proteger em relação a eventos futuros. Isso não pode continuar, pois é o combustível inflacionário.

O governo tem a difícil tarefa de segurar a inflação e ao mesmo tempo garantir a atividade econômica. É um trabalho extremamente sensível porque os segmentos agem antagonicamente. Para diminuir um pouco a pressão e ter mais espaço para agir, o ideal seria desonerar a tributação e as taxas do chamado Custo Brasil. Medidas de que carecemos urgentemente para evitar o pior.

Uma das ações que a presidenta e seu governo poderiam executar, com o aplauso geral da nação, é chamar à responsabilidade os 4 mil prefeitos que estão em Brasília na luta pela liberação de R$ 28 bilhões em verbas federais. Entregar-lhes apenas aquilo que se relacione diretamente com obras de interesse do povo e adverti-los de que nenhum recurso público deve sustentar ou favorecer as campanhas de reeleição que já se deflagram nos municípios. Questão de estabilidade econômica e dignidade política...



Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)



O Cassilandianews não se responsabilza por artigos ou opiniões com autoria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)