Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/05/2007 10:19

Artigo: A velhice, por Manoel Afonso

Manoel Afonso

TODOS QUEREM VIVER MUITO... MAS NINGUÉM QUER FICAR VELHO.
“A gente continua se vendo por dentro como
sempre foi, mas de fora os outros reparam.”
(Gabriel G. Marques)

Não adianta chiar e fazer “biquinho”! Ninguém está “condenado” à juventude eterna. Ignorar ou não a fila dos idosos nos caixas dos bancos é opção exclusivamente sua.
Engraçado! Com o passar dos anos começamos a fazer umas contas e observações estranhas. Falamos do passado distante como se fosse um simples ontem, fazemos comparações inevitáveis e passamos a questionar fatos e o destino de personagens que num certo período integravam nosso mundo.
Nada escapa ao atento crivo: a última viagem de férias, o casamento do fulano, a morte do vizinho da esquina, a compra da sonhada casa, a formatura da filha do amigo, a aposentadoria do tio e assim por diante. Até nossos ídolos são lembrados: cantores que perderam o espaço, campeões esportivos superados e gente da mídia que simplesmente desapareceu ou perdeu papel de destaque na programação. E naquele balanço fatal de final de ano a dura constatação de que o tempo passou “ vapt-vupt.”
Como ironiza Mário Quintana: “É o que dá ver tanta televisão.” Ela nos engana direitinho, valoriza demais a juventude, a aparência física e o poder das “receitas” para se conseguir felicidade e longevidade sem problemas. Como diz um amigo meu: “atrás disso está assim de gente faturando com produtos diversos”.
Não há dúvida que o escritor colombiano foi feliz em sua afirmativa (em sua última obra) citada abaixo do título. Continuamos teimosamente vendo as outras pessoas com os olhos de ontem, como se o tempo não tivesse passado. Mas em contrapartida, somos vistos exatamente como estamos atualmente: mais magros, gordos ou seja – de visual diferente pelo peso natural dos anos vividos.
Claro que cuidar da saúde faz bem e trabalhar na medida do possível também. . A falta do que fazer faz a gente pensar abobrinhas. Cada caso é um caso, mas o Otávio Frias, da Folha de São Paulo, comandava a empresa até o ano passado quando tinha 93 anos de idade. Foi o tipo do cara que nem teve tempo para ficar matutando e se lamuriando contra calendário e o relógio. .
Se não há almoço grátis no banquete da vida, claro que a longevidade - que lhe proporciona tantas emoções e experiências fantásticas também tem seu preço. Pare e pense: já imaginou o que seus amigos que “se foram” ao longo da infância e juventude perderam por não terem vivido tanto quanto você? Se não pensou, é bom pensar logo! O mundo gira... você conclui a faculdade, arruma um emprego, casa, tem filhos e com o tempo o apartamento fica grande demais. Todos terão ido em busca de seus sonhos.. É exatamente a repetição do que fizeram seus avós e pais. Portanto você não será o primeiro e nem o último a experimentar esse ciclo imutável da vida.
E como cautela é igual caldo de galinha, que não faz mal a ninguém, é bom você seguir a tradição oriental, que trata carinhosamente seus velhos, porque se o mundo gira, ele dá volta! E aí...
MANOEL AFONSO
(mcritica@terra.com.br)
( comentarista da TV.Record-MS)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)