Cassilândia, Terça-feira, 21 de Novembro de 2017

Últimas Notícias

11/04/2008 09:15

Artigo: A segurança na internet

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves

A oportuna aprovação, na CPI da Pedofilia, da quebra do sigilo de mais de 3 mil álbuns do sistema Orkut, que podem conter imagens com exploração sexual de crianças, é uma importante vitória. Especialmente porque vem acompanhada da disposição do próprio administrador do sistema de colaborar e encontrar mecanismos que preservem o direito da comunicação e do sigilo e impossibilitem a prática de crimes pela rede. Também constitui um bom e exemplar passo a sentença do magistrado matogrossense que condenou o portal Google a pagar R$ 10 mil a uma mulher indevidamente acusada de “caloteira” numa das páginas do mesmo Orkut.

A internet e seu conteúdo constituem uma formidável e indispensável maneira dos povos se comunicarem sem censura. Mas essa liberdade – que todo ser humano almeja – não pode acobertar crimes ou qualquer forma ilícita em que uns prejudiquem os outros. Desde sua instituição, o Orkut, pelo seu dinamismo e agilidade, vem gerando polêmicas e contendas judiciais. Seus administradores têm alegado a impossibilidade técnica de interferir e evitar os danosos excessos. Felizmente, agora acenam com algum tipo de controle. Espera-se que, com isso, a intolerância, a discriminação e outros desvios comportamentais deixem de se explicitar pelas suas páginas.

Desde seus primórdios, o homem tem aberto mão dos direitos absolutos para tentar conviver harmoniosamente em sociedade, beneficiado e obediente às regras estabelecidas. O direito de um vai até onde começa o do outro e assim sucessivamente. A internet nada mais é do que o mundo virtual onde todos passamos a conviver na última década. E também carece de regras sérias e objetivas, sem as quais a vida em comum torna-se insalubre e até perigosa.

A rede mundial presta excelente serviços à comunidade na medida em que abriga e transporta o conhecimento, a atualidade e as manifestações dos usuários. Sua popularização deu-se com muita rapidez e a tecnologia facilitou a agregação de funções das mais variadas. O mundo era um antes do seu surgimento e é outro depois, exigindo a fixação de parâmetros que podem ser comparados singelamente às normas de trânsito em relação aos veículos. Sem elas, o automóvel, outra excelente invenção, constitui-se numa arma letal.

Não há que se pensar em censura ou controle estatal da rede mundial de computadores e seus dispositivos. Mas temos de criar meios de coexistência pacífica enquanto internautas. Nisso as universidades e outros centros do saber – inclusive as grandes corporações provedoras – têm de se empenhar. Não podemos conviver ao mesmo tempo com a tecnologia de ponta e, no seu bojo, comportamentos comparáveis aos do tempo da barbárie. A sociedade evoluiu ao longo dos séculos e todos os espaços que vierem a se criar devem estar a seu serviço, jamais contra o sagrado direito à vida, ao bem-estar e à convivência.



Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)

aspomilpm@terra.com.br

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 21 de Novembro de 2017
Segunda, 20 de Novembro de 2017
Domingo, 19 de Novembro de 2017
11:00
Mundo Fitness
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)