Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo: A importância da nossa missão

Terezinha Tagliaferro, de Malta - 19 de dezembro de 2011 - 10:47

Estes dias a TV apresentou um pequeno filme sobre a vida de S.Felipe Neri, santo italiano.Ele nasceu no dia 21 de julho de 1515 e faleceu em 26 de maio de 1595.Sua canonizaçao foi muito rapida devido a um grande grau da santidade por ele vivido.

Naquele tempo a Europa atravessava um periodo de crise, de verdadeira miséria.As crianças deixavam as familias por falta de alimentos, vivendo em gupos, perambulavam pelas estradas durante o dia e andavam a dormir nas cavernas.Viviam afamadas e sem nenhum objetivo a nao ser encontrar o que comer.Para isso assaltavam, roubavam, era uma calamidade.

Foi quando apareceu Felipe Neri e começou a se interessar por eles.Primeiro os encontrava pela estradas, mas eles eram esquivos.Entao, Felipe percebeu que a unica forma de conquista-los e ajuda-los era atrai-los pelo “ estomago”.Começou a preparar sopas e distribuir.Pouco a pouco as crianças foram adquirindo confiança nele e se avizinhando.Com o passar dos tempos ele conseguiu como doaçao um velho casebre abandonado e ali ele iniciou o seu oratorio.

Ele sofreu muito porque como se pode observar, na vida dos santos, daqueles sacerdotes que realmente viveram como cristaos, quem mais cria problemas na vida deles é a propria hierarquia eclesiastica, paradoxal, mas verdadeiramente.

Quando Felipe Neri foi até ao Papa da época pedir pra formar essa comunidade com as crianças, deparou com uma barreira enorme.Exigiam que ele apresentasse as regras pra viver em comunidade, quando na realidade ele nao aspirava a coisas escritas em papeis, mas a coisas concretas como alimentaçao, um teto melhor para os abrigar, enfins, mais conforto pra quem ja havia sofrido tanto desdo o nascimento.

As proprias crianças chamavam de “Paraiso”, o lugar onde os abrigava porque diziam que a felicidade deles era ter o estomago sempre cheio e so ali eles satisfaziam este desejo.Como sempre se diz que” saco vazio nao para em pé”, pra se rezar bem também vale a mesma regra.

Entao, o papa, tinha morando com eles, no Vaticano, seu sobrinho, ainda jovém e decidiu envia-lo juntamente com Felipe Neri pra viver na comunidade, com o objetivo exato de que este relatasse tudo o que acontecia por la, em outras palavras, seria um espia. O garoto que era habituado a viver na opulencia encontrou muita dificuldade, mas foi.Os anos se passaram e o garoto cresceu.As outras crianças também cresceram, estudaram em faculdades da época.Um dia um desses jovéns se forma em letras e quando apresenta seu diploma a Felipe e pergunta qual era seu trabalho, uma vez que tinha um b elo diploma, o santo responde: Vai trabalhar na cozinha.Ao ver tudo isso, o sobrinho do papa disse: “ Eu nao aceitaria esse trabalho, afinal, pra que tanto estudo?” Entao Felipe, escutando a conversa lhe pergunta: Porque? quais sao seus objetivos? Entao surge este belo dialogo, que muito me fez refletir.Veja bem:

- Que voce pretende do seu futuro?

- Vou estudar muito, ser sacerdote.

- Vou fazer faculdade, me diplomar.

- E depois?

- Quero trabalhar numa paroquia.

- E depois?

- Quero seguir a carreira eclesiastica

- E depois?

- Quero ser Bispo

- E depois?

- Quero ser Papa

- E o que voce ganha com tudo isso???

Nao quero com isto dizer que o Hierarquia da Igreja é inutil quero dizer que estes cargos nao sao objetivos, sao dadivas da vontade Divina, dadas a pessoas que pelas suas atitudes demonstram que sao aptas.Na realidade a meta dos sacerdotes é bem outra, é de evangelizar, de se dedicar a igreja e ao seu proximo, principalmente aos mais humildes , é estar vizinho ao seu rebanho, de modo especial na hora da dor, é sua rsponsabilidade cuidar das almas a ele confiada pra que nao se percam , dando-lhes bons exemplos, e se pode dar como sacerdote, de ao menos como cristao.

Continuamos nossa historia.

Passaram-se muitos anos, o garoto, ajudado por amigos da “hierarquia eclesiastica” consegue ser arce-bispo em Paris.E um belo dia, apos fazer uma revisao da sua vida, exclama: “ Tinha razao Felipe, minha colheita é um fracasso....”

Felipe, no entanto, quase no final da sua vida recebe a visita do Papa e dos cardeais na sua comunidade,que era uma solida organizaçao,tudo muito disciplinado, o povo ajudava em tudo, e ficaram admirados. O papa emocionado pega o chapéu vermelho de um dos cardeais e o coloca sobre a cabeça de Felipe dizendo: Se tem uma pessoa aqui que merece isto, é voce. Felipe na sua humildade, olha para o chapéu... olha para o Papa... olha para o povo presente... joga longe o chapéu e diz .” Eu, cardeal??? Agradeço muito Santidade, mas eu prefiro o Paraiso.”O Paraiso era aquilo que ele havia construido com seu sacrificio, com sua dedicaçao anos apos anos.O Paraiso era suas criaturas, aquelas mesmas que de pequenos moravam em grutas em meio a sujeira e agora eram ja moços e tinham uma vida digna de ser vivida.

Amigos esta é a mensagem que deixo a cada um de voces neste Santo Natal:

” Que o Menino Jesus, nos de a graça,a inteligencia e a sabedoria de entender e poder selecionar os objetivos concretos da nossa existencia,entender qual é a nossa missao porque so assim, no final da nossa vida terrena poderemos ter a satisfaçao de sentir que fomos uteis, que cumprimos nossa missao.” Muita Paz para 2012.



Terezinha de Jesus Tagliaferro

SIGA-NOS NO Google News