Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

05/10/2011 09:47

Artigo: A faixa de pedestre e a multa

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves

Virou moda, nos últimos meses, a exigência de respeito à faixa de pedestres. Depois de pelo menos sete décadas de omissão, deixando que motoristas e pedestres “se entendessem”, as autoridades de trânsito querem, agora, que esses dois entes mal educados passem a se comportar como se estivessem na Holanda. Enquanto esse desejo era colocado em prática através de campanhas educativas, tudo bem. Mas, não demorou para batermos de frente com a verdadeira intenção de nossos vorazes governantes. Motorista que desrespeita a faixa leva multa de R$ 85,12 a R$ 191,53 e de três a sete pontos na carteira.
É difícil não crer que o principal objetivo seja arrecadar. Mas também não podemos deixar de identificar outros efeitos das ações. Se, por um lado, pode se conseguir a redução do número de acidentes nas faixas, na outra ponta, a campanha cria a falsa idéia de que pelo simples fato de estar na faixa o pedestre está protegido e basta erguer a mão para poder atravessar. Isso é um engano na maioria de nossas cidades, de motoristas e pedestres rebeldes ou descuidados. É preciso dizer ao pedestre que, além de dar o sinal, ele só deve atravessar depois que o carro parar.
Da mesma forma que passaram anos, décadas, sem nada exigir de motoristas e pedestres, a máquina controladora do trânsito também deveria estar programada para passar anos cuidando da educação e da solução dos conflitos entre o veículo e o homem na via pública. Além da faixa de pedestre, teria de cuidar da desobstrução das calçadas, evitar que ciclistas e motoqueiros transitem pelo local reservado aos pedestres e, também, impedir que o pedestre circule pelas áreas destinadas aos veículos. Cumpridas essas etapas, aí, sim, teria chegado a hora de cuidar da faixa, que é o local onde inevitavelmente se encontram veículo e pedestre. Do jeito que o sistema funciona hoje, pouco adianta proteger o pedestre na faixa, pois ele pode ser atropelado e morto ao tentar atravessar a rua a poucos metros dela.
Trânsito numa cidade é um conjunto de medidas, umas ligadas às outras de forma a garantir o funcionamento do todo. O objetivo principal dessas medidas é garantir condições para que cada indivíduo em segurança chegue ao seu destino, utilizando os meios de transportes e recursos que a tecnologia colocou à sua disposição. As autoridades têm o dever básico de criar condições para o funcionamento harmônico do conjunto. Mas, infelizmente, o que mais ocorre é intervenção pontual e movida mais pelo impulso, sem qualquer benefício para o sistema.
Noticia-se que não só na Europa, mas também em Brasília, é hábito o motorista dar preferência de passagem ao pedestre na faixa. Melhor do que meter a mão no bolso dos nossos motoristas com multas e pontos, seria ir à capital federal e perguntar como é que lá se conseguiu criar essa consciência. Isso não garante renda, mas pode salvar vidas e até tornar mais fácil o trânsito em nossas grandes e médias cidades...


Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
aspomilpm@terra.com.br




O Cassilandianews não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)