Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

24/05/2012 10:09

Artigo - 24 de maio: o dia do vestibulando

* Por Luís Ricardo Arruda de Andrade

Nesta data em que se comemora o Dia do Vestibulando, convido você, leitor, para refletir sobre esse momento da vida. Não é de hoje que o estudante deve enfrentar um processo seletivo para ter acesso à educação. Sou do tempo do Exame de Admissão ao Ginásio, uma espécie de vestibular para passar do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II, à época denominados Primário e Ginásio, respectivamente.



As cinco matérias que constavam na prova, Português (redação e ditado), Aritmética, Geografia, História do Brasil e Ciências Naturais, tinham a finalidade de não apenas testar a proficiência nessas matérias, mas também de estabelecer um critério de seleção. Ora, se o Estado pretendia investir no aluno, tinha o direito de selecionar os mais bem preparados. Aos reprovados restavam algumas escolas particulares – não todas, ressalve-se –, que facilitavam o acesso a troco de mensalidades.



Vencido o Ginásio, vinha o Colegial, quando então podíamos optar, de acordo com nossas pretensões acadêmicas, entre o Clássico e o Científico. Depois, sim, o Vestibular para a universidade, o qual, comparado ao exame de admissão, diferia no nível, evidentemente, mas assemelhava-se no propósito: recrutar os estudantes mais bem preparados. E assim acontece até hoje nas principais universidades brasileiras de qualidade.



Se este é o ano de você enfrentar o Vestibular, lembre-se de que há diferentes caminhos a trilhar antes de vencê-lo. Mas não há caminho melhor que não seja o de enfrentá-lo pra valer, como a melhor chance de você mostrar toda a sua capacidade e competência. Afinal, competir não é necessariamente um mal, desde que com regras claras e justas. Competir é algo que acontecerá durante toda a vida profissional que o vestibulando está iniciando.



A tática é cobrar de si mesmo a atitude, não o resultado. A cobrança do resultado é fonte de neuroses. Cobrar a atitude é testar seus limites. Estude como uma pessoa inteligente, determinada e eficiente, não como um louco. Loucuras não devem ser estimuladas, e loucos devem ser tratados. Estabeleça um horário exequível de estudo. Se você tem aulas de manhã, por exemplo, reserve, no período da tarde, no mínimo vinte minutos por aula para o estudo. O limite depende do fôlego de cada um.



Neste dia 24 de maio, dou os parabéns a todos os vestibulandos, lembrando sempre que o trabalho bem feito poderá levá-los à conquista da tão sonhada vaga na universidade.



* Luís Ricardo Arruda de Andrade é coordenador do Anglo Vestibulares

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)