Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artesanato de MS participa da "Feira Mãos" de Minas

18 de novembro de 2006 - 08:45


O artesanato de Mato Grosso do Sul vai ser um dos destaques da XVII edição da Feira Nacional de Artesanato (Mãos de Minas), que acontece em Belo Horizonte (MG), entre os dias 21 e 26 de novembro, no pavilhão Expominas. É a quarta vez que o Estado participa da Feira que é considerada a maior da América Latina.

Segundo a gerente da Unidade de Comércio, Indústria e Serviços do Sebrae em Mato Grosso do Sul, Lissandra Daudt Baron, a instituição disponibilizou um estande na feira para que os artesãos do Estado filiados a Associação de Artesanato de Mato Grosso do Sul (Artems), Sindicato dos Artesãos (Sinart), Federação dos Artesãos (Feneart) e União dos Artesãos (Uneart) possam comercializar suas peças: “Esperamos que os nossos produtos repitam o mesmo sucesso obtido no ano passado, quando as peças foram um dos principais destaques do evento”.

O Sebrae trabalha com o Programa de Artesanato desde 1998. Para levar o Programa para os municípios a Instituição conta com o apoio de parceiros como as prefeituras municipais, ONG’s, Sindicatos e Associações. Através dessas parcerias são realizados treinamentos com o objetivo de desenvolver núcleos produtivos através de cursos, fortalecendo assim o espírito empreendedor e gerando segurança nos pequenos negócios para que possam crescer.

O trabalho tem mostrando resultados, cinco grupos produtivos do Estado estão entre os 100 melhores do Brasil e vão receber o Prêmio Top 100 de Artesanato. O Prêmio é uma iniciativa do Sebrae Nacional e tem por objetivo ampliar a visibilidade dos produtos artesanais e tornar a atividade ainda mais competitiva, e melhor preparada para o mercado nacional e internacional.

De acordo com Lissandra, o resultado pode ser creditado ao incentivo que os artesãos vêm obtendo através do Projeto de Artesanato, em que são incentivados a trabalhar com matérias-primas naturais e a se preocupar com o design das peças. “Isso vem sendo o diferencial dos produtos do Estado em relação aos outros nos eventos em que participamos”, comenta. Para chegar a esse resultado os artesãos participaram de várias oficinas e consultorias com designers especializados. Essas consultorias resultaram na criação de novas linhas de produtos, para atender segmentos de mercados diferenciados. “O Sebrae trabalha com os artesãos orientando na parte de produção, gestão e mercado. Apóia a comercialização dos produtos incentivando a participação em feiras, mostras e rodadas de negócios”.

A exposição em Belo Horizonte contará com peças em cerâmica, sementes, fibras, chifre, madeira, osso, couro, tecelagem, entre outras, produzidas pelos núcleos de artesanato dos municípios de Bonito, Bodoquena, Caarapó, Campo Grande, Corumbá, Corguinho, Coxim, Dourados, Jardim, Nova Alvorada do Sul, Miranda, Pedro Gomes, Rio Brilhante, Rio Verde e Três Lagoas. Todas as peças que vão fazer parte da exposição serão escolhidas pelos artesãos e devem fazer parte do Programa de Artesanato do Sebrae.

O Programa de Artesanato procura trabalhar com os artesãos a identidade regional para as peças, utilizando como elementos de composição dos produtos as cidades históricas, a fauna e flora pantaneira e a iconografia. A identidade das peças, somada com as características das matérias-primas locais, como o osso, a madeira, a cerâmica e as fibras, e a preocupação com o acabamento final do produto, é o que confere ao artesanato sul-mato-grossense esse diferencial no mercado.


SIGA-NOS NO Google News