Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/09/2010 07:10

Argentina tem 710 partidos políticos, poucos com força para eleger o presidente

Luiz Antonio Alves, Agência Brasil

Buenos Aires – Vinte e sete partidos políticos estão registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e podem apresentar candidatos para concorrer a eleições no Brasil. Se a quantidade parece exagerada, não se compara com a Argentina, onde 710 partidos estavam legalmente registrados na Câmara Nacional Eleitoral, o órgão correspondente ao TSE brasileiro, até dezembro do ano passado. Não há país no mundo que registre tantos partidos políticos.

O juiz Nicolas Deane, secretário da Câmara Nacional Eleitoral do país vizinho, falou com a Agência Brasil e explicou que muitos desses partidos talvez já não existam quando um novo levantamento for feito. Se há liberdade para a criação de partidos políticos, as exigências da lei eleitoral provocam seu fim quando eles não têm representatividade popular, ou quando se comprovam ilegalidades na prestação de contas do financiamento que receberam.

\"Na Argentina, existem 24 distritos eleitorais. Para se constituir como tal, um partido político precisa ter 4 mil filiados em algum desses distritos. Isso não significa que ele poderá indicar, por exemplo, um candidato à eleição presidencial. Para que tenha condições de apresentar candidato à Presidência da Nação, um partido precisa ter 4 mil filiados em pelo menos cinco distritos diferentes. Esta e outras exigências propostas pela reforma eleitoral de dezembro do ano passado fazem e farão com que poucos partidos tenham as condições necessárias para eleger um presidente\".

Segundo o juiz, atualmente há 34 partidos políticos com possibilidades de concorrer à eleição presidencial, formando alianças que acabam reduzindo ainda mais a quantidade de partidos. Na opinião do juiz, é provável que na eleição presidencial do ano que vem, apenas quatro ou cinco partidos tenham condições para apresentar candidatos ao cargo. \"É difícil para o eleitor conhecer as plataformas políticas de tantos partidos. Por isso, ele geralmente acaba escolhendo três ou quatro opções que julga as mais representativas de seus interesses\".

Outra particularidade do sistema eleitoral argentino é que o candidato à Presidência não precisa de 50% dos votos válidos, mais um, para vencer a eleição, como ocorre na maioria dos países. Se ele obtiver 45% dos votos, automaticamente está eleito. O candidato também pode ser declarado vencedor se tiver 40% dos votos, mais um, além de uma diferença a mais de 10% em relação ao seu opositor. Se nenhuma dessas condições for alcançada por um dos candidatos, a eleição vai para o segundo turno, sendo vencedor o candidato com 50% dos votos válidos, mais um.




Edição: Rivadavia Severo

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)