Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Argentina reforça embargo à carne de Mato Grosso do Sul

Shislaine Vieira/Campo Grande News - 24 de novembro de 2005 - 04:33

Depois de comemorar a decisão de Israel de retomar o comércio de carnes e derivados com o Brasil, o Ministério da Agricultura foi surpreendido com a notícia de que a Argentina endureceu o embargo aos produtos brasileiros. Nesta terça-feira, o governo de Kirchner informou ao Ministério que ampliou a restrição comercial para todo o Mato Grosso do Sul e também para o Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Desde 11 de outubro, conforme o Globo On Line, o país havia suspendido as compras de animais, carnes e produtos oriundos de animais suscetíveis à febre aftosa provenientes apenas dos cinco municípios interditados do Mato Grosso do Sul. A suspensão temporária de comércio foi determinada depois de confirmados focos de aftosa no Mato Grosso do Sul. Alguns países suspenderam o comércio de forma integral e outros, parcialmente. Apesar de a iniciativa privada ter considerado como \\\"fato positivo\\\" o fato de Israel ter levantado parcialmente o embargo à carne brasileira, a lista de países que suspenderam o comércio aumentou, segundo balanço da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio.

No total, 51 países limitaram as compras por causa dos problemas sanitários. Até a semana passada, esse número era 49. O Líbano suspendeu as compras de ruminantes, suínos e carnes bovina e suína do Mato Grosso do Sul. Já o Marrocos proibiu as compras de carne bovina de três estados: Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

O número de focos no Mato Grosso do Sul também não pára de subir. Técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária do ministério informaram também que subiu para 25 o número de casos da doença. O novo caso foi descoberto na área interditada do estado, que fica no extremo sul, no município de Mundo Novo.

SIGA-NOS NO Google News