Cassilândia, Segunda-feira, 28 de Maio de 2018

Últimas Notícias

10/10/2012 08:09

Argentina: criança desaparecida durante a ditadura é localizada

Renata Giraldi*, Agência Brasil

Brasília – Às vésperas da comemoração do aniversário de 35 anos, o movimento Mães e Avós da Praça de Maio, na Argentina, anunciou a localização de mais uma criança desaparecida no período da ditadura. A criança é chamada de neta 107, filha de Maria de las Mercedes Moreno, capturada pelos militares.

A menina é de 11 de outubro de 1978 e nasceu em Córdoba, na Maternidade Provincial, enquanto sua mãe estava presa. Na ocasião, a criança foi registrada como filha legítima de uma pessoa ligada ao regime militar. Maria Mercedes Moreno disse que ficou presa até 1979, mas antes teve a filha sequestrada. Ela informou que tentou reencontrar a menina, mas que suas buscas foram em vão.

O processo para localizar a criança desaparecida foi movido por Maria Mercedes Moreno, nos anos 1960, quando enviou cartas e comunicados para autoridades e ativistas políticos em todo o país. Nas mensagens, ela contou que foi sequestrada poucos dias antes de dar à luz, quando estava grávida de sete meses, e levada para um centro de detenção secreto.

Ainda restam 400 netos desaparecidos, segundo o movimento Mães e Avós da Praça de Maio. Em 35 anos, foram localizados 107 netos. Segundo as integrantes do movimento, cada neto localizado é uma inspiração para manter as buscas.

As Mães e Avós da Praça de Maio são mulheres que se reúnem na Praça de Maio, em Buenos Aires, capital da Argentina, exigindo notícias dos filhos e netos desaparecidos durante a ditadura militar (1976-1983). Alguns pais e mães tiveram os filhos retirados de sua guarda e colocados para adoção durante os cinco anos de ditadura.

Às quintas-feiras, as mães e avós promovem manifestações na Praça de Maio, em frente à Casa Rosada, que é a sede do governo.

*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina

Edição: Graça Adjuto

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)