Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

10/10/2012 08:09

Argentina: criança desaparecida durante a ditadura é localizada

Renata Giraldi*, Agência Brasil

Brasília – Às vésperas da comemoração do aniversário de 35 anos, o movimento Mães e Avós da Praça de Maio, na Argentina, anunciou a localização de mais uma criança desaparecida no período da ditadura. A criança é chamada de neta 107, filha de Maria de las Mercedes Moreno, capturada pelos militares.

A menina é de 11 de outubro de 1978 e nasceu em Córdoba, na Maternidade Provincial, enquanto sua mãe estava presa. Na ocasião, a criança foi registrada como filha legítima de uma pessoa ligada ao regime militar. Maria Mercedes Moreno disse que ficou presa até 1979, mas antes teve a filha sequestrada. Ela informou que tentou reencontrar a menina, mas que suas buscas foram em vão.

O processo para localizar a criança desaparecida foi movido por Maria Mercedes Moreno, nos anos 1960, quando enviou cartas e comunicados para autoridades e ativistas políticos em todo o país. Nas mensagens, ela contou que foi sequestrada poucos dias antes de dar à luz, quando estava grávida de sete meses, e levada para um centro de detenção secreto.

Ainda restam 400 netos desaparecidos, segundo o movimento Mães e Avós da Praça de Maio. Em 35 anos, foram localizados 107 netos. Segundo as integrantes do movimento, cada neto localizado é uma inspiração para manter as buscas.

As Mães e Avós da Praça de Maio são mulheres que se reúnem na Praça de Maio, em Buenos Aires, capital da Argentina, exigindo notícias dos filhos e netos desaparecidos durante a ditadura militar (1976-1983). Alguns pais e mães tiveram os filhos retirados de sua guarda e colocados para adoção durante os cinco anos de ditadura.

Às quintas-feiras, as mães e avós promovem manifestações na Praça de Maio, em frente à Casa Rosada, que é a sede do governo.

*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina

Edição: Graça Adjuto

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)