Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Argentina, Brasil e Venezuela criam a Petrosul

Juliana Cezar Nunes/ABr - 11 de maio de 2005 - 05:56

Argentina, Brasil e Venezuela firmaram, nesta terça-feira, um acordo de cooperação no setor energético criando a Petrosul. O acordo, assinado pelos ministros da área, especifica parcerias entre as estatais petroleiras dos três países, nos projetos de prospecção, refino, transporte e construção de navios.

O anúncio foi feito pelo presidente venezuelano Hugo Chávez, a respeito da Petrobrás, PDVSA, na Venezuela, e Enersa, na Argentina. De acordo com Chávez, os últimos detalhes para a criação da Petrosul foram acertados no jantar oferecido segunda-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Granja do Torto.

O presidente venezuelano apontou como um dos primeiros desafios da Petrosul a ajuda à Argentina na recuperação dos investimentos da empresa recém-estruturada Enersa. "Já temos alguns projetos específicos que precisam ser definidos de estudos (para prospecção) na Venezuela, refinação no Brasil e exploração na Argentina".

Segundo Marco Aurélio Garcia, assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, os presidentes também discutiram fórmulas para avançar no financiamento das empresas dos três países. De acordo com ele, estão sendo analisadas questões jurídicas para que o próprio BNDES comece a atuar nesses financiamentos.

O embaixador da Argentina, Juan Pablo Lohlé, conta que o presidente Nestor Kirchner embarcou satisfeito com as negociações da Cúpula e o país está disposto a apoiar a "conversas e propostas para dar continuidade à Petrosul".

SIGA-NOS NO Google News