Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/03/2011 20:32

Arcebispo da capital pede aposentadoria ao Papa

Campo Grande News/ Ítalo Milhomem

O arcebispo da Arquidiocese de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello, revelou durante a missa de lançamento da Campanha da Fraternidade deste ano, que pediu a aposentadoria ao Papa Bento XVI este ano, e que aguarda a decisão papal agora.

Segundo Dom Vitório, ao completar 75 anos de idade pela lei canônica, que é a lei que rege a Igreja Católica, o bispo tem que renunciar ao cargo. Pavanello completou essa idade em 20 de janeiro deste ano.

Com a aposentadoria quase confirmada, o ainda arcebispo de Campo Grande confessa que permanecer na cidade trabalhando com serviços de aconselhamentos aos católicos, mas tudo ainda dependerá de ordens superiores.

Dom Vitório comentou a respeito de seu trabalho aos longos de 26 anos como arcebispo, ressaltando a quaduplicação do número de paróquias na Capital e em outras cidades do interior, que também fazem parte da Arquidiocese de Campo Grande.

Ele também lembrou das questões sociais que igreja católica se engajou como o apoio a criação de escolas indígenas bilíngües para os índios sul-mato-grossenses pudessem manter sua cultura e a implementação de projetos que os garantissem acesso ao ensino superior, como hoje acontece por meio da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

Segundo ele, após o aceite do Papa Bento XVI, o processo transitório para sua sucessão acontecerá em até um ano e meio.

Um dos integrantes cogitados para sua sucessão no meio católico é o Dom Eduardo Pinheiro da Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande, mas a escolha dependerá da instância superior da igreja.

Vida - Dom Vitório Pavanello é o sexto dos nove filhos do casal Luiz e Filomena Pavanello. Em 27 de fevereiro de 1949, dá entrada no Seminário de Ascurra, em Santa Catarina.

Pavanello é bacharel em letras Anglo-Germânicas, estudou Filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras, em Lorena entre 1957 e 1959 e, depois, Teologia no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo, entre 1963 e 1966.

Foi ordenado padre em 31 de julho de 1966, na cidade de São Paulo. Em 31 de janeiro de 1982, foi sagrado bispo de Corumbá, sendo consagrado pelo arcebispo Dom Antônio Barbosa.

Em 26 de novembro de 1984, foi nomeado arcebispo-coadjutor de Campo Grande, sendo que em 12 de dezembro de 1986, assume a arquidiocese de Campo Grande, após a renúncia de Dom Antônio Barbosa.

Foi também Presidente do Regional Extremo-Oeste (1983-1988), Delegado da Conferência de Santo Domingo e Delegado à assembleia especial do Sínodo dos Bispos para a América por nomeação do Papa João Paulo II (1997).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)