Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/09/2007 17:09

Arbitragem de MS está entre as piores do País, diz CBF

Humberto Marques/Campo Grande News

Os árbitros e auxiliares sul-mato-grossenses que participaram do último exame promovido pela Confederação Brasileira de Futebol obtiveram a média mais baixa entre os participantes da avaliação. Segundo a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, foram avaliados 14 árbitros e 14 auxiliares do Estado, que fazem parte do quadro nacional da CBF – sendo escalados para jogos das séries A, B e C do Campeonato Brasileiro.

Reportagem da Agência Estado apontou que a média atingida pela arbitragem estadual no exame é de 5,5, a pior entre os árbitros avaliados em 24 Estados. Com média próxima, estão Bahia (5,63), Amazonas (5,61) e Mato Grosso (5,72). Apenas cinco Estados tiveram média acima de 6: Pernambuco (7,12), Minas Gerais (7,87), Goiás (8,73), São Paulo (8,83) e Santa Catarina (8,87). Os resultados do Acre e do Amapá ainda não tinham sido computados.

A prova foi realizada em agosto com 416 árbitros e auxiliares, e envolveu 20 questões de múltipla escolha (com quatro alternativas de resposta) sobre as regras do esporte. Dentre as perguntas, ainda conforme o Estadão, estavam assuntos básicos, como a distância entre a marca do pênalti e a linha de fundo, tempo de intervalo em partidas oficiais e o que configura o impedimento, além de temas mais técnicos.

Presidente da Comissão de Arbitragem da FFMS, o coronel Sidnei Barbosa – responsável pela aplicação dos exames no Estado – afirmou que os árbitros sul-mato-grossenses fizeram uma prova seguindo as normas, com a abertura de envelopes com os exames apenas na presença de testemunhas e momentos antes dos exames. “Fomos corretos, mas pelo que consultei junto a CBF, parece que em todos os Estados foi assim, permitindo consulta e interpretação”, afirmou.

Como resultado das provas, a CBF teria decidido afastar 36 árbitros, que tiveram nota abaixo de 5 na prova. Nenhum dos participantes do Estado foi incluído nessa “leva”. Outros 60 avaliados, com média entre 5 e 5,5, seriam afastados dos sorteios e só poderão voltar a atuar se tiveram nota acima de 7 na próxima avaliação, que acontece no dia 14 deste mês.

Barbosa ressaltou que, mesmo com a média baixa, nenhum árbitro do Estado foi afastado, inclusive sendo relacionados para as próximas rodadas do Brasileirão. “Serão feitas outras duas provas, no dia 14 e em 10 de outubro. Essas avaliações são corriqueiras, e ocorrem a cada três meses”, explicou, ao considerar que a arbitragem estadual está entre as quatro melhores no País, tendo árbitros sendo relacionados constantemente para sorteios da CBF.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)