Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

06/11/2004 16:33

Arafat abre os olhos e conversa com médicos

Jacqueline Lopes / Campo Grande News

O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Yasser Arafat, 75, permanece em condição crítica de saúde neste sábado, apesar da divulgação da mídia de que o líder palestino teria aberto os olhos e conversado com médicos. Segundo informoções da Agência Folha, a situação de saúde não apresenta alterações. "Os médicos disseram que a condição é reversível. Não há mudança, ele está estável, mas ainda em estado crítico", afirmou Nabil Abu Rudeinah, principal conselheiro do líder palestino. Ele também afirmou que os médicos não conseguiram, ainda, determinar a sua patologia.
O site do jornal israelense "Yediot Ahronoth" havia publicado na manhã deste sábado que fontes palestinas asseguravam que Arafat havia saído parcialmente do coma e estava conversando com os médicos. Rudeinah não fez nenhum comentário sobre esse assunto.
Informações conflitantes sobre a saúde do líder palestino começaram desde que deu entrada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital militar de Percy, em Clamart, na última quarta-feira.
Palestinos temem que haja uma lacuna no poder e uma luta por controle político. Líderes internacionais têm pedido às lideranças palestinas que não abandonem os esforços de paz com Israel, mesmo que Arafat morra.
Líderes palestinos têm se recusado a discutir os preparativos do funeral de Arafat abertamente, mas o líder, antes de ficar inconsciente, havia dito que gostaria de ser enterrado em Jerusalém, Israel. O primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, reafirmou na quinta-feira que enquanto estiver no poder não vai permitir que Arafat seja enterrado em Jerusalém, informou a rádio pública de Israel.
O premiê já havia feito o mesmo anúncio no domingo (31). "Enquanto eu estiver no poder, e não tenho intenção de abandoná-lo, [Arafat] não será enterrado em Jerusalém."
Sharon disse que considera a cidade de Jerusalém como sua capital "indivisível e eterna."
Arafat não nomeou um sucessor e se mostrou relutante em ceder poderes durante sua atuação como líder palestino. Na quinta-feira o Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) agendou uma reunião de emergência em Ramallah, na Cisjordânia, que foi presidida pelo secretário-geral Mahmud Abbas [conhecido como Abu Mazen], para iniciar as discussões da sucessão e da segurança nos próximos dias.
No encontro, autoridades delegaram poderes na área de segurança e finanças ao primeiro-ministro palestino Ahmed Korei, considerado um líder mais moderado.
Líderes de grupos militantes palestinos encontraram-se ontem e hoje para tratar da criação de uma aliança palestina, que conserve a unidade política dos palestinos, se Arafat morrer. Korei também iria encontrar as lideranças neste sábado em Gaza.
O presidente do Conselho Legislativo Palestino, Rawhi Fattuh, também vai participar das discussões com as 13 organizações que integram uma coalizão de forças palestinas.
O porta-voz do grupo extremista islâmico Hamas, Sami Abu Zahri, afirmou na sexta-feira que o encontro de Korei com os movimentos palestinos aconteceria em decorrência das circunstâncias especiais vinculadas ao estado de saúde de Arafat.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)