Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Araçatubense percorre o Caminho das Missões

13 de março de 2012 - 17:25

Gener e esposa
Gener e esposa

Gener Silva, ex-governador do Distrito 4470 do Rotary International, residente em Araçatuba percorreu o Caminho das Missões no Rio Grande do Sul. Ele já tinha feito outras caminhadas como o Caminho de Santiago de Compostela. O Cassilândianews solicitou que fizesse um breve relato. Leia o que ele conta:


Já fiz o Caminho de Santiago de Compostela, em 2002, da França (Saint-Jean-pied-de-Port) a Santiago de Compostela (Espanha) num percurso de 850 km, a pé, em 35 dias, com 02 de descanso, também, o Caminho do Sol de 230 km em 11 dias, com a Rosa minha esposa e Camila minha Filha, saindo de Santana de Parnaíba SP à Àguas de São Pedro SP, em 2004, também, fiz o Caminho da Fé em 2011, de Tambáu SP ao Santuário de Aparecida SP, a pé, percorrendo 490 km em 17 dias.

Por fim de 5 a 17 de fevereiro deste ano, fiz o Caminho das Missões, de São Borja RS a Santo Ângelo RS, percorrendo 325 km em 13 dias.

Estes caminhos por mim percorridos, eu os fiz como peregrino, isto é, sempre a pé, de mochila nas costas e com meu fiel cajado.

O peregrino está sempre motivado por questões de natureza religiosa, da oração e da fé que o sustenta e lhe dá condições de superação das dificuldades físicas, fisiológicas, morais e volitivas, caminhando quase sempre só.

Seguimos regularmente um mapa ou roteiro pré estabelecido e que nos oferece orientação necessária para a
segurança do caminho, mapeando pontos de apoio, bares, postos de gasolina, e pousadas no fim da jornada diária.

Caminhamos em média por dia, cerca de 25 km. Há dias em que se caminha mais de 40 km.

Hoje em dia este tipo de atividade físico-moral, está se transformando em modalidade desportiva no estilo denominado ‘aventura’ também conhecida como ‘Trekking’ ou Caminhada ou ainda Peregrinação.

Nesta ultima caminhada no sul do país, foi de natureza bastante singular, pois além do que fazemos normalmente nos caminhos, que é essencialmente receber os frutos da atividade em si, este, o das Missões Jesuíticas, resgata sobremaneira a história real e verdadeira do trabalho gigantesco promovido pelos jesuítas em nossas terras Guaranis.

Observar e meditar sobre os escombros e ruínas destas cidades e suas gigantescas igrejas e anexos de pedras trabalhadas, além da obra social e civilizatória junto aos nativos da etnia Guarani, surpreende-nos assustadoramente !

No município de São Miguel das Missões se situa o principal sítio arqueológico da velha redução (povoado) de São Miguel Arcanjo, fundada em 1687. As ruínas de sua monumental igreja todos os dias atraem levas de turistas que visitam e fotografam incansavelmente o mais preservado e impressionante conjunto arquitetônico da grandiosa epopéia das missões jesuíticas dos séculos 17 e 18.

Veja as fotos da caminhada no endereço indicado pelo peregrino:

https://plus.google.com/u/0/?tab=XX#photos/115714709720031488523/albums/5715025715501777697

SIGA-NOS NO Google News