Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

12/03/2009 09:10

Aqüífero Guarani na pauta de discussões do Fórum Mundial

Assessoria

O maior reservatório subterrâneo de água doce do planeta, o aqüífero Guarani deve entrar na pauta de discussões do quinto Fórum Mundial da Água, que vai acontecer em Istambul, na Turquia, entre os dias 16 e 22 de março. O objetivo do Fórum é alertar para os riscos do uso irresponsável da água e propor alternativas para o consumo consciente e sustentável. Pela primeira vez em cinco anos, o Fórum vai destinar três dias para que parlamentares de todo o mundo discutam e troquem idéias sobre os problemas relacionados aos recursos hídricos. A Senadora Marisa Serrano (PSDB/MS) integra a delegação de deputados e senadores que vão representar o Brasil no evento.

Marisa Serrano é membro titular da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle desde o início do mandato, em 2006. Ela é a relatora da Subcomissão Temporária do Fórum das Águas das Américas e Fórum Mundial da Água. Marisa deve propor a discussão do Aqüífero Guarani no encontro. O Aqüífero ocupa uma região equivalente ao tamanho da Inglaterra, França e Espanha. São 1,2 milhão de km² de área linear. A espessura varia de 100 metros a 130 metros em algumas regiões.

Segundo Marisa, O Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai estão com um fundo mundial de recursos da OEA para auxiliá-los no monitoramento do subsolo da região. Ela acredita que é preciso alterara a lei: “cada estado brasileiro tem a sua própria legislação quanto ao subsolo. Só que o aqüífero Guarani não pode ficar restrito apenas ao que um estado pensa, ao que São Paulo pensa ou ao que pensa Mato Grosso do Sul, estado que por quase toda extensão passa o aqüífero Guarani. Qualquer contaminação ao aqüífero Guarani prejudica o Brasil e os países vizinhos”. Marisa afirma que é necessário que todos preservem a água potável e doce, e, assim, garantam o recurso para as futuras gerações.

Além da senadora tucana Marisa Serrano (PSDB/MS), irão ao Fórum Mundial da Água os senadores Leomar Quintanilha (PMDB/TO), Renato Casagrande (PSB/ES), César Borges (PR/BA), Fátima Cleide (PT/RO) e João Pedro (PT/AM). A delegação também é formada por diversos deputados federais.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)