Cassilândia, Terça-feira, 19 de Setembro de 2017

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09/09/2017 11:00

Aquecimento nos exercícios físicos

Gazeta Esportiva

Uma dúvida bastante pertinente entre os praticantes de atividade física é sobre a necessidade ou não de realizar aquecimento antes dos exercícios físicos. Pois, há que se saber que um excelente trabalho na prática de qualquer atividade física deve ter em sua programação um aquecimento muscular.

O aquecimento antes do exercício físico evita lesões, principalmente em exercícios com alta intensidade. Estudos realizados em praticantes de musculação, inclusive, revelaram um ganho de força em pessoas que faziam algumas sessões de aquecimento no mesmo aparelho que iria realizar o treinamento intenso.

O mesmo vale para praticantes de crossfit, corrida de velocidade, entre outras modalidades de alta intensidade. Todos podem ter um ganho significativo devido ao aquecimento realizado de forma correta antes dos exercícios.

Como, então, fazê-la? A maneira correta é sempre realizar a mesma modalidade com uma intensidade menor durante um tempo, séries e repetições. Como exemplo, se o seu primeiro exercício de perna for agachamento, coloque cerca de 20% da sua carga total e realize séries de 12 a 20 repetições. Em cada série, aumente a carga entre 10% e 15%, totalizando quatro séries.

Após essas quatro séries, pode iniciar seu treinamento com a carga desejada e/ou possível para a correta execução do exercício.

Se a sua atividade física for a corrida, nos primeiros minutos, realize uma caminhada e aumente a velocidade gradualmente. Avance para um trote, lembrando que cada um sabe sua capacidade e, após alguns minutos, pode elevar a intensidade até alcançar a velocidade desejada.

O aquecimento, como se vê, é parte importante do treinamento. Além de ganhos significativos, ele evita várias lesões devido a esforços, principalmente, em alta intensidade. Cuide bem de sua saúde, siga em frente, devagar, mas não pare!

Robson Santos é bacharelado em Educação Física, personal trainer, personal kids e palestrante do projeto Criança Ativa. Também é membro do WTTC Team – MasterMinds em Coaching e pós-graduando em Reabilitação de Lesões Musculoesqueléticas.

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