Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aproximadamente 8 mil alunos voltam às aulas na UEMS

Brasiluza Neves, noticiasms - 28 de fevereiro de 2012 - 20:23

Campo Grande (MS) - Os corredores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) ganharam uma nova paisagem na segunda-feira (27). Nas 15 unidades universitárias, aproximadamente 8 mil alunos de graduação regressaram à sala de aula, 2,1 mil desses só na unidade sede, em Dourados. “Esses primeiros dias são um momento de acolhimento, especialmente dos novos alunos e daqueles que vêm de outras cidades para poder estudar. Durante o curso, a Universidade vai ser praticamente a segunda família desses alunos e por isso essas boas-vindas são fundamentais em suas adaptações”, comentou o professor da UEMS, Marco Antônio Nunes de Araújo.



O calouro William Belizário, indígena da etnia Terena, comemorou a oportunidade de cursar o ensino superior. Para ele, a política de cotas da UEMS abre espaço para que a formação superior pública seja mais democrática. “Muitos indígenas têm se despertado para a importância da educação e a UEMS, através das cotas, estimula os indígenas a lutarem por melhorias para suas comunidades”, diz o novo acadêmico.



O “veterano” Julio Cezar, acadêmico do 2º ano de Ciências da Computação, já passou pelo primeiro ano e aconselha os ingressantes: “É legal que eles se enturmem com os calouros e que se dediquem o máximo possível ao curso. Às vezes alguns chegam achando que a faculdade será como no ensino médio, mas não. Lá a gente vê somente os conhecimentos básicos, aqui é tudo muito mais detalhado e exige muito mais atenção”, disse Julio Cézar.



De acordo com a Diretoria de Registro Acadêmico, o número de alunos da instituição deve ter alterações nas próximas semanas, já que ainda há vagas remanescentes do último processo seletivo a serem preenchidas.





Medianeira



Para facilitar o acesso de estudantes a informações e processos referentes ao vale-transporte estudantil, a Medianeira Dourados disponibiliza um estande de atendimento na UEMS. Nele, o acadêmico poderá realizar a retirada e entrega da ficha cadastral e a foto para cadastro. Os calouros poderão retirar seus cartões em até quatro dias úteis, já os veteranos apenas validarão seus cartões antigos.



Os acadêmicos veteranos que não realizarem cadastro neste período terão seus cartões bloqueados até que comprovem situação estudantil estável junto à Central de vale-transporte na rodoviária. Já os calouros deverão se dirigir até a central para realizar processo de cadastro e garantir o benefício do cartão estudantil.



A Central de atendimento é uma medida provisória as necessidades de cadastro dos estudantes, por isso permanecerá na UEMS somente até o dia 30 de março, com horário de atendimento das 8 às 20 horas durante a primeira semana de prestação de serviços e das 8 às 11h30 no período da manhã e 12h30 às 16 horas a tarde, no período de 6 a 30 de março. No local, haverá ainda um ponto fixo de recarga de cartões.



Fonte: UEMS


SIGA-NOS NO Google News