Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

29/11/2017 11:00

Aproveite melhor seu (pouco) tempo livre

Gazeta Esportiva

 

Ao longo dos anos muita coisa mudou. A roda foi inventada, aviões decolaram, o homem foi ao espaço, as máquinas assumiram o serviço braçal e o homem ficou mais sedentário. Após a revolução industrial, o gasto calórico laboral veio reduzindo a cada década. Até aí sem problema – também sou a favor da tecnologia – mas, o problema está nas horas de lazer.

Muitos de nós não aumentamos nosso gasto energético nos momentos em que estamos fora do ambiente de trabalho e é justamente nesse ponto que podemos nos tornar vulneráveis aos problemas relacionados à saúde como a obesidade, o diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, entre outros males. Isso porque nesses poucos momentos trocamos a prática de uma atividade física para colarmos no sofá, seja para assistir a filmes, programas de televisão ou navegar no ilimitado mundo da internet e seus aplicativos.

Tem sido cada vez mais escasso essa sobra de tempo a que podemos nos dedicar ao lazer. Então, é nesse tempo que devemos optar por atividades que aumentem o gasto energético. Não precisa ser nada extenuante, uma caminhada no parque, na praia ou mesmo na rua já é uma boa pedida para queimar as calorias e quebrar o sedentarismo.

Use a criatividade nesses momentos. Tem filhos? Aproveite para brincar e interagir com eles em atividades que demandem movimentos. Faça o mesmo com seu bicho de estimação. Dessa forma, ainda que não seja amante de esportes, conseguirá unir o útil ao agradável em momentos prazerosos e benéficos para a sua saúde.

E se você é desses que não consegue se desgrudar da tecnologia nem nesses poucos momentos de lazer, use-a também de forma benéfica para uma vida saudável.

Como? Explico: cuidar da saúde é simples, basta dar o primeiro passo que, inclusive, pode ser dado utilizando a tecnologia dos vários aplicativos para controle de gasto energético, monitoramento de distâncias percorridas, ingestão de alimentos, entre tantos outros que podem ser utilizados para estimular uma competição saudável entre amigos, parentes e colegas de trabalho.

Não faça da tecnologia um inimigo, a utilize como um aliado no combate ao sedentarismo e aumente assim a sua longevidade e qualidade de vida.

Adilson Reis Filho - Graduado em Educação Física; pós-graduado em Fisiologia do Exercício, em Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais, e em Envelhecimento e Saúde; e mestre em Biociências. 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)