Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aproveite melhor seu (pouco) tempo livre

Gazeta Esportiva - 29 de novembro de 2017 - 11:00

Ao longo dos anos muita coisa mudou. A roda foi inventada, aviões decolaram, o homem foi ao espaço, as máquinas assumiram o serviço braçal e o homem ficou mais sedentário. Após a revolução industrial, o gasto calórico laboral veio reduzindo a cada década. Até aí sem problema – também sou a favor da tecnologia – mas, o problema está nas horas de lazer.

Muitos de nós não aumentamos nosso gasto energético nos momentos em que estamos fora do ambiente de trabalho e é justamente nesse ponto que podemos nos tornar vulneráveis aos problemas relacionados à saúde como a obesidade, o diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, entre outros males. Isso porque nesses poucos momentos trocamos a prática de uma atividade física para colarmos no sofá, seja para assistir a filmes, programas de televisão ou navegar no ilimitado mundo da internet e seus aplicativos.

Tem sido cada vez mais escasso essa sobra de tempo a que podemos nos dedicar ao lazer. Então, é nesse tempo que devemos optar por atividades que aumentem o gasto energético. Não precisa ser nada extenuante, uma caminhada no parque, na praia ou mesmo na rua já é uma boa pedida para queimar as calorias e quebrar o sedentarismo.

Use a criatividade nesses momentos. Tem filhos? Aproveite para brincar e interagir com eles em atividades que demandem movimentos. Faça o mesmo com seu bicho de estimação. Dessa forma, ainda que não seja amante de esportes, conseguirá unir o útil ao agradável em momentos prazerosos e benéficos para a sua saúde.

E se você é desses que não consegue se desgrudar da tecnologia nem nesses poucos momentos de lazer, use-a também de forma benéfica para uma vida saudável.

Como? Explico: cuidar da saúde é simples, basta dar o primeiro passo que, inclusive, pode ser dado utilizando a tecnologia dos vários aplicativos para controle de gasto energético, monitoramento de distâncias percorridas, ingestão de alimentos, entre tantos outros que podem ser utilizados para estimular uma competição saudável entre amigos, parentes e colegas de trabalho.

Não faça da tecnologia um inimigo, a utilize como um aliado no combate ao sedentarismo e aumente assim a sua longevidade e qualidade de vida.

Adilson Reis Filho - Graduado em Educação Física; pós-graduado em Fisiologia do Exercício, em Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais, e em Envelhecimento e Saúde; e mestre em Biociências. 

SIGA-NOS NO Google News