Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aprovado projeto que obriga teste de impacto frontal e lateral em cadeirinhas

ONG Criança Segura - 22 de maio de 2017 - 09:00

No dia 20 de abril, a Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o PL 1729/2015, de autoria do deputado Sóstenes Cavalcante, que torna obrigatório o teste de impacto frontal e lateral nos dispositivos de retenção para o transporte de crianças em veículos.

Atualmente, no Brasil, o Inmetro realiza apenas o teste de impacto frontal para certificar a qualidade do bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação.

As estatísticas de acidente mostram que 60% das colisões entre veículos com vítimas graves são de choques frontais. Desses, dois em cada três são de choques parcialmente frontais, pois geralmente o motorista instintivamente acaba virando a direção do veículo para desviar da batida.

Entretanto, apesar de estatisticamente ocorrem menos, sabe-se que as colisões laterais são as que mais preocupam os fabricantes de veículos, pois nas portas a zona de amassamento – que é o que reduz o dano do impacto sofrido pelos passageiros do veículo em uma batida – é muito curta, o que pode resultar em uma menor proteção para os ocupantes do carro e, consequentemente, em lesões mais graves em caso de colisão.

Para a Criança Segura, o teste de impacto lateral é muito importante para aumentar a segurança das crianças ocupantes de veículos.

O projeto segue agora para o Senado Federal.

SIGA-NOS NO Google News