Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aprovado exame de vítimas do césio em Goiás

Agência Câmara - 13 de outubro de 2003 - 07:56

Os funcionários da Vigilância Sanitária e os integrantes das Forças Armadas, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Goiás que foram expostos às radiações do césio 137, no exercício de suas atividades, deverão ser submetidos a exame para comprovar se foram vítimas do acidente ocorrido em 1987. É o que determina o Projeto de Lei 816/03, do deputado Sandes Júnior (PPB-GO), aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal.
O projeto altera a Lei 9425/96, que concede pensões especiais às vítimas do acidente nuclear ocorrido em Goiânia. A tragédia foi provocada por uma peça abandonada de 120 quilos que continha césio 137, pertencente a um antigo laboratório.

DIREITOS
"Nesse triste acidente, várias vítimas foram detectadas e tantas outras ainda não receberam, por parte do Estado, os devidos direitos e tratamentos. Os policiais militares, do Corpo de Bombeiros e das Forças Armadas foram os primeiros a terem atuação direta, sem nenhum tipo de equipamento; apesar disso, foram esquecidos pela Lei 9425", explica o deputado Sandes Júnior.

Sujeito à apreciação conclusiva, o projeto segue para exame da Comissão de Constituição e Justiça e de Redação.



Reportagem - Simone Ravazzolli
Edição - Luiz Claudio Pinheiro


SIGA-NOS NO Google News