Cassilândia, Quarta-feira, 23 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

25/11/2003 07:29

Aprovada transferência de presos com Portugal

Agência Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação aprovou tratado com Portugal, celebrado em 5 de setembro de 2001, para a transferência de condenados. O tratado, que tramita na forma do Projeto de Decreto Legislativo 123/03, da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, estabelece procedimentos para viabilizar o cumprimento do tempo remanescente da pena no país de origem do condenado.
Para isso, o texto prevê como condições: que o condenado tenha a nacionalidade do país para o qual requer a transferência ou mantenha residência habitual ou vínculo pessoal em seu território; que a sentença tenha transitado em julgado; que o período mínimo de pena a ser cumprida seja de seis meses; que os fatos de origem da condenação sejam considerados infração penal nos dois países; e sempre dependendo da concordância dos dois países e do consentimento do condenado.

PENA
O tratado estabelece que o país para o qual a pessoa for transferida não poderá agravar, aumentar ou prolongar a pena; alterar a matéria de fato constante da sentença proferida na condenação; nem privar o condenado de qualquer direito para além do que resultar da sentença proferida na condenação. No mais, para a execução da pena será observada a legislação e os procedimentos do país para o qual o condenado tenha sido transferido.
O relator, deputado Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), apresentou parecer favorável e lembrou que o Brasil já firmou acordos do mesmo teor com o Reino Único, a Bolívia e o Paraguai.
O projeto agora será avaliado pelo Plenário.



Reportagem - Simone Ravazzolli
Edição - Luiz Claudio Pinheiro

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 23 de Setembro de 2020
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
Terça, 22 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)