Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aprovada MP sobre aposentadoria do trabalhador rural

Iolando Lourenço/ABr - 19 de março de 2008 - 06:36

Brasília - Depois de mais de sete horas de obstrução da oposição, o Plenário da Câmara aprovou o texto principal da Medida Provisória 385/07, que prorroga o prazo para o trabalhador rural autônomo, enquadrado como segurado contribuinte individual, requerer sua aposentadoria por idade no valor de um salário mínimo.

O relator da MP, deputado Eudes Xavier (PT-CE), apresentou projeto de lei de conversão, acatando quatro das sete emendas apresentadas ao texto do governo. Uma das emendas acatadas prorroga o prazo para requerimento da aposentadoria até 31 de dezembro de 2010. O texto do governo previa inicialmente que o prazo encerraria em julho de 2008.

Na votação dos destaques que visam alterar o texto apresentado pelo relator, os deputados da base aliada do governo entraram em obstrução e derrubaram a sessão. A obstrução aconteceu porque o quorum estava baixo e o governo corria o risco de ver rejeitado parte do texto aprovado.

Para o relator da matéria, a medida tem um “grande” significado para os trabalhadores rurais. “Primeiro se nós imaginarmos que 4 milhões de pessoas irão receber um salário mínimo isso vai aumentar a economia brasileira, porque esses trabalhadores rurais sobrevivem em seus municípios. É uma reparação social. Esse trabalhadores merecem uma reparação do Parlamento e do governo federal para que possam ter uma vida com direitos sociais, econômicos e cidadania.”

A votação dos destaques prosseguem amanhã (19) pela manhã, em sessão marcada para às 9h. Se concluída a votação, os deputados iniciarão a votação de outra MP que trata da abertura de crédito extraordinário.


SIGA-NOS NO Google News