Cassilândia, Domingo, 26 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

19/04/2006 18:24

Aprovada dispensa de cursos de direção defensiva

Agência Senado

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (19), em decisão terminativa, projeto do senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) que dispensa a exigência dos cursos de direção defensiva e de primeiros socorros, no momento da renovação da carteira, para os motoristas das categorias A e B que tenham sido originalmente habilitados sem cumprir esse requisito - instituído apenas em 1998, pelo atual Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A dispensa dos cursos, no entanto, vale apenas para os motoristas que nunca tenham sido punidos com a suspensão do direito de dirigir ou com a cassação da habilitação. O projeto (PLS 276/05) mantém a exigência, ainda, para os condutores que estejam com o exame de aptidão física e mental vencido por prazo superior a cinco anos.

O projeto foi acolhido com aperfeiçoamentos propostos pelo relator, senador Pedro Simon (PMDB-RS). Lido na reunião pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), o parecer reforça a argumentação do autor do projeto de que seria excessiva a exigência do curso para quem já dirigia antes do novo CBT. Argumenta-se que, se o condutor nunca sofreu suspensão ou teve sua licença cassada, isso significa que é capaz de dirigir de forma adequada.

Durante o debate da matéria, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) disse concordar com Tourinho no sentido de impedir que a exigência dos cursos se transformasse em mercado adicional para as auto-escolas. Observou, porém, que a instituição do novo código de trânsito promoveu ganhos na redução de acidentes e chegou a sugerir adaptação no projeto para que os cursos e a avaliação fossem mantidos, ainda que pela internet. Tourinho ponderou, no entanto, que essa tecnologia ainda tem uso restrito no país e que sua adoção, nos cursos, poderia dar margem a fraudes.

-Qualquer pessoa poderia fazer a avaliação do lugar de outras. Isso tem grande chance de acontecer- argumentou Tourinho.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 26 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 25 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
07:30
Loterias
Sexta, 24 de Fevereiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)