Cassilândia, Terça-feira, 26 de Maio de 2020

Últimas Notícias

02/02/2019 09:00

Apresentação do Senhor

Redação

A Festa da Apresentação do Senhor, inicialmente chamada de Festa da Purificação de Nossa Senhora, é uma das mais antigas do cristianismo e começou a ser celebrada no século IV, com pregações, celebrações e procissões. Segundo a lei judaica, 40 dias após o parto, se fosse menino e 80 dias, se fosse menina, a mãe devia ir ao templo apresentar o menino ou menina ao Senhor, e entregar sua oferta ao sacerdote. Esse rezava sobre ela e, após essa cerimônia ela era considerada purificada, podendo voltar a fazer parte da comunidade e freqüentar a sinagoga. Claro que Maria, pelo fato de não ter pecado não poderia estar sujeita à lei, mas ela vai ao templo e, porque é pobre, oferece apenas dois pombinhos. Com esse gesto, ela dá um exemplo de obediência e cidadania, mas sobretudo uma grande lição de humildade. Hoje, em muitas igrejas, se realiza a bênção das velas. Os fiéis fazem uma procissão carregando velas acesas, símbolo de Jesus Cristo que, ao ser apresentado no templo, foi saudado pelo velho profeta Simeão, como a Luz que veio para iluminar as nações. O rito da bênção e a procissão das velas se inspiram nas palavras proféticas pronunciadas pelo velho Simeão, no momento em que acolheu Jesus nos braços: “Meus olhos viram a tua salvação que preparaste diante de todos os povos, como luz para iluminar as nações”. Havia também naquele tempo uma profetisa chamada Ana que servia a Deus no templo dia e noite, jejuando e rezando e que, ao ver o Menino, entoou louvores ao Senhor e dele falava a todos que esperavam a salvação de Israel. Inicialmente essa festa foi denominada Festa da Purificação de Nossa Senhora, para lembrar o rito da purificação segundo a lei mosaica. Com a reforma litúrgica de 1960, a fim de ressaltar o sentido principal do acontecimento, que é a apresentação solene de Jesus a Deus, a Igreja passou a chamar a festa da Apresentação do Senhor. Entre outros nomes essa festa é também conhecida como Festa de Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora das Candeias.

No passado, Maria foi ao templo para cumprir o rito judaico da purificação e apresentar a Deus, seu filho Jesus. Hoje nós também somos chamados a purificar-nos e a purificar o mundo, através da oferta de nossa vida a Deus e aos irmãos. E, assim como a profetisa Ana não se cansava de falar de Jesus, também nós, pelo nosso batismo, somos convocados a anunciar ao mundo mergulhado na escuridão do pecado, aquele que, como disse o profeta Simeão, é a Verdadeira Luz do mundo.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 26 de Maio de 2020
Segunda, 25 de Maio de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)