Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aprenda a organizar uma agenda saudável

Gazeta Esportiva - 14 de novembro de 2017 - 11:00

A falta de tempo é uma das barreiras mais comuns para a adoção de um estilo de vida saudável, que inclua a prática regular de atividades físicas, alimentação balanceada e descanso adequado. As atividades da vida diária, a rotina de trabalho, tarefas domésticas, obrigações com a família e eventos sociais parecem não ter fim, e tomam conta das agendas, em qualquer faixa etária. Até mesmo as crianças já não ficam de fora da rotina massacrante, gerando, muitas vezes, estresse e ansiedade antes do tempo.

Como consequência, adiamos os compromissos que assumimos “apenas” conosco. Nesse sentido, é comum que o exercício seja deixado para o momento que “for possível”, a alimentação seja improvisada na hora de um intervalo eventual, o descanso seja adiado para que se possa finalizar algo mais importante e o lazer, então, nem entra em cogitação. Esse cenário não é condizente com uma vida saudável, com peso controlado e, menos ainda, com o bem-estar.

Você é uma das pessoas que se vê no perfil acima? Então, anote quatro itens que você precisa incluir na sua agenda, imediatamente:

Assinale os dias e horários que vai realizar suas atividades físicas. Até que se crie o hábito de se exercitar, será necessário separar tempo para isso, aconteça o que acontecer.

Inclua suas estratégias para garantir alimentação balanceada, na maior parte das refeições da semana. Planejar e organizar sua alimentação te poupa custos, tempo e otimiza seus resultados de saúde.

Organize seus compromissos de forma a preservar o horário de dormir. Ainda que dormir mais horas pareça não fazer falta, seu desempenho durante a vigília pode ser muito maior se o descanso estiver em dia.

Planeje a hidratação. Tenha uma garrafinha pessoal, de preferência, com mais de 400 ml, para assegurar que tem se hidratado adequadamente, todos os dias.

Não deixe para amanhã. Este dia nunca chega! É momento de tomar consciência de que todas as tarefas que ocupam seu tempo e habilidades precisam de você para acontecer, então, você é a prioridade!

Cristiane Peixoto - Mestre em Educação Física no Envelhecimento pela USP, membro do WTTC Masterminds Team e criadora do Método Águia – desenvolvendo idosos saudáveis.

SIGA-NOS NO Google News