Cassilândia, Terça-feira, 17 de Setembro de 2019

Últimas Notícias

16/08/2019 14:00

Aprenda a fazer pães caseiros

Governo de SP

Você sabia que fazer pão não é tão difícil quanto parece? A dona de casa Irene Marques conta que, sempre que possível, faz pães caseiros para os netos. “Aqui todo mundo ama quando sai quentinho. É uma forma de cozinharmos juntos algo gostoso e nutritivo”, explica.

Para ajudar quem também quer fazer o próprio pão e até mesmo conseguir uma renda extra, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo conta com o Manual de Pães Caseiros, do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans).

De acordo com a nutricionista Katlly Evillim, da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), com utensílios básicos de uma cozinha caseira é possível fazer pães e deixá-los mais saudáveis, nutritivos e econômicos: “Adicionando farinhas integrais, farelos e sementes, que são ricos em fibras, vitaminas e minerais, o pão fica mais saudável e nutritivo.”

Evillim também revela a forma de criar diferentes tipos de pães, para as mais diversas ocasiões, e acrescenta que “frutas, legumes e verduras também podem ser incluídos nas receitas, enriquecendo nutricionalmente sua preparação”.

Para evitar o excesso de sal no pão, o sal refinado pode ser substituído por ervas, diminuindo a quantidade de sódio. Referente a pães doces, o açúcar refinado pode ser substituído por açúcar mascavo ou demerara, que são mais nutritivos e contêm mais vitaminas e minerais. Para os diabéticos, o açúcar pode ser substituído por adoçante de uso culinário.

Outra dica importante é aproveitar a água de cozimento de legumes e frutas, que pode ser adicionada na massa do pão, garantindo o aproveitamento integral dos nutrientes. Para deixar o pão caseiro mais macio, a dica é sovar bastante a massa.

Depois da sova, as massas precisam descansar para que o fermento haja, fazendo com que o pão cresça e fique com uma textura mais fofa. Uma forma de verificar se o fermento já completou a sua ação e a massa já está pronta para ser recheada e modelada, é observar se ficou maior desde que colocada em descanso. Caso sim, o pão já pode ser finalizado e assado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 17 de Setembro de 2019
09:00
Santo do Dia
Segunda, 16 de Setembro de 2019
Domingo, 15 de Setembro de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)