Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Apreensivos, produtores esperam decreto com rapidez

Campo Grande News - 22 de abril de 2005 - 13:45

Produtores rurais de municípios afetados pela estiagem esperam com apreensão o trâmite até que seja homologado pelo governo federal o decreto de emergência, assegurando prorrogação de dívidas que já estão vencendo.
O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino José Ferreira, ressalta que naquele município, o maior produtor de grãos do Estado, cerca de 90% dos produtores recorreram a algum tipo de financiamento junto ao Banco do Brasil. A prorrogação dos vencimentos de parcelas junto ao BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Sustentável) depende do reconhecimento do estado de emergência pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.
Em Dourados as perdas na soja, cerca de 186 mil hectares plantados, se aproximam de 50%. O milho safrinha, 80 mil hectares aproximadamente, teria amargado 100% de quebra, segundo Gino.
“Tem muita gente endividada e dependendo da aplicação da norma de prorrogação. Neste momento tão difícil que o produtor passa espera estamos confiantes no poder público”, diz.
O produtor José Tarso Rosa destaque que o decreto de emergência é de fundamental importância para negociação de dívidas contraídas pelo produtor rural. As perdas em sua lavoura, de 1 mil hectares, chegam a 60%. Sem a produção que previa, os agricultores têm dificuldades para honrar compromissos.

SIGA-NOS NO Google News