Cassilândia, Terça-feira, 27 de Junho de 2017

Últimas Notícias

06/04/2005 12:56

Apreensão de cocaína supera quantia de 2004

Inara Silva / Campo Grande News

De janeiro a março de 2005, as apreensões de cocaína em Mato Grosso do Sul já superaram todo o ano passado. Enquanto nos 12 meses de 2004, a Polícia Federal do Estado apreendeu 724 quilos do entorpecente, nos três primeiros meses deste ano, os policiais retiraram de circulação 764 quilos da droga, 5% a mais que todo o ano passado. A superação se deve a mudança na estratégia dos traficantes, que antes usavam o espaço aéreo brasileiro para distribuir a cocaína. Segundo o comandante do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), coronel Geraldo Orti, com a adoção da Lei do Abate, a droga da Colômbia é levada de avião até o Paraguai e de lá é distribuída em pequenas quantidades pelo Brasil. Para entrar no país e driblar a fiscalização área, os traficantes têm usado as estradas de Mato Grosso do Sul. Em vigor desde outubro de 2004, a lei autoriza a FAB (Força Aérea Brasileira) a derrubar aviões caso os pilotos se recusem a se identificarem.
O comandante afirmou que, por via terrestre, o tráfico de cocaína geralmente era feito em pequenas quantidades chegando ao máximo de 3 ou 4 quilos da droga. No entanto, tem sido comum apreensões da droga em carro particular e em ônibus de viagem. “Eles diversificaram a forma de transportar a droga”, argumentou. Um exemplo ocorreu na sexta-feira passada (1), quando em duas operações Polícia Federal interceptou 170 quilos de cocaína que chegaram ao Brasil pela fronteira do Mato Grosso do Sul com Paraguai e Bolívia. A maior apreensão aconteceu em uma fazenda no município de Ponta Porã, na divisa com o Paraguai. Em fiscalização em uma fazenda os policiais apreenderam 106 quilos de cocaína, já embalada para a venda. Em Corumbá, na divisa com a Bolívia, policiais descobriram 65 quilos da droga escondidos em um caminhão que transportava cimento. Em março, a Polícia Militar apreendeu dois homens com com 50 quilos de cocaína, em Fátima do Sul. Eles disseram aos policiais que receberiam R$ 1 mil pelo transporte. A droga estava em um caminhão baú e foi encontrada durante uma barreira.
Além da Lei do Abate, segundo Orti, outro fator que contribuiu para a mudança de rota é a instalação de um posto do DOF, em Corumbá, na fronteira com a Bolívia, país que também é produtor de cocaína. Antes, conforme o comandante, a fiscalização na fronteira com a Bolívia era feita uma vez por mês, agora o local dispõe de um ponto fixo e equipe fixa de fiscalização. O comandante disse que tem aumentado o efetivo e a fiscalização na região. O DOF comemora o aumento de 25% na prisão de pessoas neste ano. De janeiro a março, o departamento prendeu 41 pessoas por tráfico de drogas, foram apreendidos 23 kg de cocaína, 650 quilos de maconha e 2.189 bolas de haxixe. A apreensão de veículos teve aumento de 38%. Neste ano foram 13 veículos, contra 32 no ano passado todo.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 27 de Junho de 2017
Segunda, 26 de Junho de 2017
Domingo, 25 de Junho de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)