Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

App de mensagens da Google deve aposentar SMS e concorrer com o WhatsApp

Campo Grande News - 22 de abril de 2018 - 06:40

O aplicativo funcionará da mesma forma que o Whats App, por exemplo, com funcionalidade semelhante ao WhatsApp Web. (Foto: The Verge)
O aplicativo funcionará da mesma forma que o Whats App, por exemplo, com funcionalidade semelhante ao WhatsApp Web. (Foto: The Verge)

O Google deve lançar, ainda este ano, aplicativo que pode vir a concorrer com o WhatsApp e outros aplicativos do seguimento de mensagens. A novidade, no entanto, tem como foco principal os smarthphones com sistema Android.

Segundo o site The Verge, o “Chat” como será chamado o aplicativo, ambiciona, inclusive, ser um substituto também para o SMS. O serviço que vai funcionar por padrão dentro do AndroidMessages (aplicativo para troca de mensagens de texto do sistema operacional da empresa), enviando as mensagens pela internet quando o usuário está conectado, mas utilizando a rede da operadora em locais sem conexão.

Na prática, isso significa que o resultado final deve ser bem mais próximo do iMessage (mensagem digital) do que do WhatsApp. O objetivo é criar um produto padronizado, que funcione em qualquer celular, e tenha todas as funções dos aplicativos de mensagens atuais, como formação de grupos e envio de imagens, vídeos e áudio.

Conforme o Tecmundo, para isso, o Google está investindo no padrão RCS (Rich Communication Service), que atualmente também tem o suporte de 11 fabricantes de smartphones e 55 operadoras, além da Microsoft.

Como tem o suporte de outras empresas, ele também poderá ser usado no aplicativo de mensagens da Samsung, por exemplo. Tudo isso é feito sem que a pessoa precisa baixar um programa novo.

Apesar disso tudo, o Chat ainda tem desvantagens em relação ao WhatsApp. O app, por exemplo, não oferece nenhuma forma de criptografia de ponta-a-ponta, o que deixa o conteúdo das conversas facilmente interceptável.

Também não há nenhuma expectativa de que a Apple entre nesse jogo, inviabilizando a comunicação com pessoas que tem um iPhone. Resta saber como será a aceitação da novidade fora dos Estados Unidos, onde o WhatsApp e seu 1,5 bilhão de usuários se tornou praticamente um padrão mundial.

SIGA-NOS NO Google News