Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aposentados têm até 2ª para aderir ao acordo de reajuste

Shislaine Vieira/Campo Grande News - 30 de outubro de 2005 - 14:24

Os segurados que se aposentaram entre março de 1994 e fevereiro de 1997 têm até a esta segunda-feira (31) para aderirem ao acordo que possibilita o reajuste dos benefícios pelo IRSM (Índice de Reajuste do Salário Mínimo). Segundo informações do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o prazo não será prorrogado. Os segurados têm direito a um reajuste que pode chegar a 39,67%, além do recebimento de atrasados.
Para efetivar a adesão é preciso assinar o Termo de Acordo, se não houver ação na Justiça, ou o Termo de Transação Judicial, para os que têm ação judicial em tramitação. Os termos de Acordo foram enviados a todos os segurados com direito à revisão, juntamente com uma estimativa do valor a receber. Os aposentados e pensionistas que não tiverem mais o documento podem obtê-lo na Internet ou nas Agências da Previdência Social. A entrega do termo, devidamente assinado, pode ser feita em todas as Agências da Previdência, no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal.
O pagamento dos valores atrasados começou em janeiro de 2005. Até 19 de outubro o INSS contabilizou a adesão de 646.425 segurados, com desembolso de R$ 525 milhões. Os que tinham ação judicial em curso vão receber em, no máximo, seis anos. Quem não tinha ação na justiça receberá os atrasados em até oito anos.
Quem for mais idoso e tiver quantia menor a receber, é pago em menor número de parcelas. A idade a ser considerada é julho de 2004, data da publicação da Medida Provisória autorizando o acordo.
No caso de segurados falecidos com benefícios já extintos, os termos podem ser firmados por todos os seus dependentes ou sucessivos previstos na lei civil, indicados em alvará judicial, independentemente de inventário ou arrolamento. No caso de mais de um dependente, o recebimento dos atrasados será fixado de acordo com a idade do dependente mais idoso.

SIGA-NOS NO Google News