Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aposentados pressionam Câmara para reajuste de 5%

10 de julho de 2006 - 13:51


Os sindicatos dos aposentados e pensionistas tentam, mais uma vez, um acordo com os deputados para que o reajuste de 16,67% não seja aprovado e o acordo de 5% seja garantido. Os deputados aprovaram alta de 16,67% para os aposentados que ganham acima do mínimo na medida provisória que determina reajuste para o salário mínimo. A alta vale para os 8,3 milhões benefícios maiores que o salário mínimo.

Com o veto do governo ao reajuste, os aposentados terão de aguardar a votação da MP 291, trata do reajuste de 5% e da concessão de benefícios. A medida, no entanto, já recebeu emenda que prevê aumento de 16,67%.

O presidente do Sindicato dos Aposentados da Força Sindical, João Inocenttini, tem um encontro amanhã com o deputado Nilson Mourão (PT-AC), relator da MP 291, para tentar convencê-lo a mudar o relatório. Os sindicalistas querem evitar que, com o veto à emenda, o reajuste fique reduzido à reposição da inflação do período, de 3,14%.

O governo informou que não tem previsão orçamentária para garantir o aumento de 16,67%. O Ministério da Previdência calcula que a decisão custaria R$ 7 bilhões. O dinheiro não está previsto no Orçamento de 2006.

Além da alta de 5% e da antecipação do reajuste de maio para abril, o pacote de "bondades" concedido pelo governo aos aposentados inclui o subsídio de até 90% em remédios para hipertensão e diabetes, a antecipação de metade do 13º salário de dezembro para setembro, a regulamentação total do Estatuto do Idoso (que pode garantir gratuidade nas passagens de ônibus interestaduais) e a formação de uma comissão para discutir a recuperação das perdas do benefício.

"O Congresso está com imagem muito ruim, por isso quer aprovar esse aumento para ganhar o nosso voto. Outra parte está usando os aposentados para desgastar o governo. Ano de eleição tem dessas coisas. No ano que vem, quando não tiver eleição, todos vão votar o que o governo indicar", disse o presidente do Sindicato dos Aposentados da Força Sindical, João Inocenttini.


SIGA-NOS NO Google News