Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

05/05/2004 16:46

Aposentados: pode sair o pagamento da diferença da URV

Benedito Mendonça/ABr

O anúncio feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no programa Café com o Presidente de segunda-feira, de que o governo terá que pagar a Unidade Real de Valor (URV) de 1994 e 1997 aos aposentados, repercutiu positivamente entre as entidades da categoria e os sindicatos de classe. O valor a ser pago aos aposentados é de R$ 12,4 bilhões.

De acordo com o presidente da Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap), João Lima, são entre 1,8 milhão e 2 milhões de aposentados os beneficiários dessa decisão. “Estamos todos animados com essa tomada de consciência do governo”, disse.

O presidente da Cobap explica que partiu da diretoria da Confederação a iniciativa de apresentar ao presidente da República, via Ministério da Previdência, a proposta de pagamento, mesmo que parcelado, desse direito dos aposentados. Segundo ele, a Cobap tinha a intenção de que também fosse incluída a ORTN (índice de reajuste da época) entre 1977 a 1988.

“Nossa proposta é que sejam atualizadas todas as aposentadorias e pensões de julho a dezembro deste ano, e aquelas que já tivessem tramitado em julgado, seriam pagas 50% no ato e 50% no orçamento de 2005”. Outras ações, segundo Lima, seriam atualizadas no mesmo período e pagas em três anos, em parcelas semestrais. As pessoas que não entraram na justiça também teriam atualizadas todas as aposentadorias na medida em que procurassem o INSS ou as entidades de classe. O prazo para recebimento seria de 5 anos.

O presidente da Cobap não descarta a possibilidade de os aposentados e pensionistas fazerem uma marcha até Brasília, caso o governo não cumpra a sua parte. “Nós estamos aguardando o retorno do presidente da República e tudo depende do governo”. Lima adiantou que está preparando uma carta que entregará pessoalmente ao presidente Lula dando conta de todos os problemas enfrentados pelos aposentados e pensionistas.

Para o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência no Distrito Federal, João Torquato, a sensibilidade do governo de entender que deve pagar esse direito do aposentado já é um bom sinal. No entanto, ele acredita que “o pagamento integral e imediato representaria um salto de qualidade na relação do governo com os aposentados”.

No entendimento de Torquato, a maioria dos aposentados enfrenta problemas de saúde e não têm como suprir suas necessidades de compra de remédios e transporte porque ações pendentes como essa não são pagas.

De acordo com a presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI), Maria José Barroso, “a decisão do presidente Lula é louvável, mas o pagamento desse direito poderia ser integral”. Para ela, o Estatuto do Idoso, assinado pelo presidente da República em janeiro, “defende a dignidade para com o cidadão em idade avançada e, com a decisão do governo, isso começa a tomar corpo”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)