Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aposentados e pensionistas vão pedir auditoria nas contas da Previdência

Lourenço Canuto, Agência Brasil - 14 de setembro de 2010 - 16:11

Brasília - Os aposentados e pensionistas de todo o país vão se reunir, entre os dias 17 e 20 deste mês, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, para discutir os interesses da categoria no próximo governo. De acordo com Warley Martins Gonçalles, presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), deverá ser aprovada durante o encontro a coleta de 1,6 milhão de assinaturas, em âmbito nacional, para apresentação de projeto de lei estabelecendo um processo de auditoria nas contas da Previdência Social.

O assunto vai ser discutido durante a realização do 19º Congresso Nacional de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cnapi), que vai se realizar em Bento Gonçalves paralelamente ao 8º Seminário Estadual de Aposentados e Pensionistas do RS. Foram convidados para abrir o evento o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, e o senador Paulo Paim (PT-RS), autor de numerosas propostas no Congresso Nacional de interesse da categoria.

O presidente da Cobap afirmou que durante o evento poderá ser aprovado também pedido para instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) numa das duas casas do Congresso Nacional para investigar a aplicação da arrecadação das contribuições dos trabalhadores e patrões ao Instituto Nacional do Seguro Social.

Em entrevista à Agência Brasil, Warley disse que os aposentados e pensionistas sempre defenderam que \"a nossa Previdência não tem déficit”. O chamado \"rombo\" nas contas é motivado pelo desvio dos recursos arrecadados que, segundo ele, vão em parte para o Programa Bolsa Família e para despesas na rubrica da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas). Ele afirmou que o déficit decorrente do pagamento de benefícios aos trabalhadores rurais que se aposentam, previsto na Constituição Federal, \"seria muito menor se a arrecadação não sofresse desvios\". A conta excedente, que tem que ser paga pelo Tesouro Nacional para fechar as contas da Previdência Social todo mês, segundo ele, \"não assustaria\", uma vez que, na área urbana, a receita vem sendo maior que a despesa.



Edição: Antonio Arrais

SIGA-NOS NO Google News