Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

12/09/2007 20:03

Aposentados e pensionistas se mobilizam por projetos

Gláucia Gomes/ABr

Brasília - Aposentados, pensionistas e idosos de todo país realizaram, ontem (11) e hoje (12) em Brasília, uma vigília no Congresso Nacional. O objetivo foi sensibilizar os parlamentares e a sociedade a aprovação, em regime de urgência, de projetos de lei que tramitam na Câmara e no Senado em favor dos aposentados e pensionistas.

O Projeto de Lei 58/03 que tramita no Senado busca a recomposição dos valores dos benefícios dos aposentados, pensionistas e inativos perdidos ao longo dos tempos e mantidos pela Previdência Social e pela União. Já o Projeto de Lei 311/02 da Câmara quer a revisão do percentual dos reajustes para os aposentados que recebem benefícios superiores ao salário mínimo e que perderam o poder de compra ao longo dos anos.

O outro projeto, o PL 190/07, pede a revisão do cálculo da pensão, em caso de morte, para que os assegurados por direito recebam 100% do benefício. O presidente da Federação dos Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais, Robson de Souza Bittencourt, informou que foi entregue oficialmente um documento ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, e ao presidente interino do Senado, Tião Viana, reivindicando o empenho na aprovação dos projetos que tramitam nas duas Casas.

Bittencourt falou sobre a importância da manifestação, da documentação entregue e da vigília realizada pelos aposentados e pensionistas, que se deslocaram de vários estados, enfrentando uma situação difícil e penosa para eles nesse tipo de deslocamento. “Mas nós lutamos contra tudo e contra todos para garantir a essas pessoas, que são praticamente mais de 24 milhões de aposentados e pensionistas no Brasil, o reconhecimento desses parlamentares que são eleitos pelo povo.”

Para o aposentado e anistiado político Diogo Baeça, de 83 anos, é muito importante participar do movimento, para lutar pelos direitos constitucionais, mas principalmente, pelo resgate à cidadania. “Fico muito contente que nós estamos com democracia e na democracia a gente briga, luta e sugere melhoras para a coletividade”.

Para a aposentada Adelfina Barbosa de Souza, é grande a expectativa de que o movimento no Congresso ajude na luta dos aposentados pela aprovação desses projetos, porque além de ser um “espaço democrático”, é possível colocar as reivindicações e preocupações sobre a situação do idoso no Brasil.

Para o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), autor do projeto 190/07, é preciso modificar as leis para que todos recebam pensão integral, acabando com os pensionistas de primeira, segunda e terceira categoria. “Temos que acabar com essa diferença e dar a pensão integral a todos os pensionistas. Lamentavelmente o Supremo [Supremo Tribunal Federal] cassou as decisões do Juizado Especial Previdenciário. Só nos resta alterar a lei, para obrigar a previdência a pagar a pensão igualitária para todos os pensionistas”.

Participaram da manifestação cerca de 60 pessoas de todos os estados, entre elas os representantes das 19 federações e entidades filiadas a Confederação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)