Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

06/08/2004 15:40

Aposentadoria pode ser isenta de CPMF em conta conjunta

Agência Câmara

O Projeto de Lei 3920/04 isenta os aposentados e pensionistas da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) ao transferirem o benefício da conta individual da Previdência para uma conta conjunta, desde que eles sejam o primeiro titular. A isenção, de acordo com o projeto, é garantida mesmo que a conta destino seja em banco diferente de onde é recebida a aposentadoria.
O autor da proposta, deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), lembra que, atualmente, já não há cobrança de CPMF nas transferências entre contas comuns de mesma titularidade. O parlamentar destaca ainda que a obrigação de só realizar o crédito de benefício em conta individual trouxe problemas para um grande número de aposentados e pensionistas e seus familiares.

Proibição legal
Em 1997, a Lei 9527 proibiu o recebimento de aposentadorias e pensões por meio de conta corrente conjunta. A medida visava assegurar o controle da real existência do beneficiário, pois os demais titulares da conta corrente poderiam continuar recebendo o benefício sem a comunicação de ocorrência de fato que justificasse o encerramento do direito.
O parlamentar argumenta que a execução da lei apenas obrigou casais ou parentes que compartilham da mesma economia familiar a individualizarem suas contas conjuntas, criando problemas para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção, que já não podem ter sua conta movimentada por pessoa de sua confiança, por meio de cheques. “É comum esposas e filhos de aposentados e pensionistas sofrerem constrangimentos ou a recusa do pagamento ao apresentar cheques assinados por parentes beneficiários da Previdência", explica o deputado.

Andamento
O projeto aguarda a distribuição para as comissões técnicas pertinentes ao assunto e, como tramita em caráter conclusivo, poderá seguir para o Senado sem ser votado pelo Plenário da Câmara.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)