Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aposentado deve consultar atualização de dados

Ana Paula Marra/ABr - 12 de novembro de 2003 - 15:31

Antes de ir às agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para fazer o recadastramento espontâneo, os aposentados e pensionistas com mais de 90 anos ou mais de 30 anos de recebimento de benefícios, devem primeiro consultar a necessidade da atualização dos dados cadastrais. A consulta deve ser feita pela internet no endereço www.previdenciasocial.gov.br ou pelo telefone do Prevfone 0800780191.

A sugestão visa evitar congestionamento nas unidades do órgão, uma das principais preocupações do Ministério da Previdência Social. Segundo já explicou o diretor de Benefícios do INSS, Benedito Brunca, a necessidade de se fazer o recadastramento não foi anunciada anteriormente ao bloqueio de benefícios para evitar lotação nas agências.

Por meio da página eletrônica, o beneficiário deve clicar no link “recadastramento”, localizado no canto inferior esquerdo da tela e informar o número do benefício.
Preenchidos os campos, será dada uma resposta automática informando se é necessário ou não o recadastramento. Se sim, será indicada a agência da Previdência a ser procurada.

Quem preferir telefonar para consultar se deve ou não fazer o recadastramento, o serviço é gratuito. Por meio do Prevfone, parentes, vizinhos, amigos ou procuradores poderão, também, solicitar o agendamento da visita de um servidor ao local onde esteja o beneficiário incapacitado de ir a uma agência do INSS. Depois do contato, as informações serão encaminhadas a uma agência do instituto, que ficará encarregada de contactar o idoso para agendar a visita. Para isso, deverão ser fornecidos o nome completo do beneficiário, sua data de nascimento, endereço, número do benefício, código/nome da agência mantenedora, nome do interlocutor e telefone para contato.

Dos 105.892 benefícios selecionados para bloqueio na semana passada, até ontem apenas 8.689 já foram recadastrados (300 em domicílios). Desse total, foram registrados 46 benefícios com indícios de irregularidades. O INSS estima que cerca de 20,7 mil benefícios sejam pagos a aposentados e pensionistas já falecidos. O volume gasto com esses pagamentos indevidos chega a R$ 6,7 milhões mensais.

As regras para o recadastramento formal ainda não foram divulgadas pelo Ministério da Previdência. Por enquanto, o recadastramento dos segurados é espontâneo, o que não implica em bloqueio no pagamento. As regras oficiais devem ser informadas apenas em janeiro do próximo ano.

SIGA-NOS NO Google News