Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Após roubo, Caixa fica fechada e prédio será analisado por engenheiros

Luana Rodrigues e Lucas dos Anjos, Campo Grande News - 11 de maio de 2017 - 18:24

Banco que foi explodido e roubado por criminosos nesta quarta-feira (10), continua fechado hoje (11) e sem previsão para reabertura. A agência é a única da Caixa Econômica Federal em Paranaíba – município distante cerca de 422 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com funcionários do banco, engenheiros civis são aguardados para avaliar se o prédio deve ser condenado ou apenas passar por reformas. Destruída por explosivos, a fachada da agência foi fechada com tapumes.

Lá dentro, não há nada funcionando, apenas um gerente dá informações a clientes que chegam com dúvidas. Segundo um funcionário, se os engenheiros aprovarem, o banco reabre no sábado. Apesar disso, muita gente ainda não sabe ao certo como ficarão as transações feitas pouco antes da explosão.

Por medo, os moradores da cidade preferem não se identificar, mas um mecânico, de 48 anos, disse que está preocupado com um depósito que fez pouco antes do assalto. “Depositei naquele dia a noite, não sei como vai ficar, será que eles compensam?”, questionou.

Uma cabeleireira, de 36 anos, tem dúvidas sobre como ficará o andamento de um financiamento que havia solicitado. “Eu estava em fase de aprovação do ‘Minha casa, minha vida’, mas, fazer o que, né? O jeito é esperar”, disse.

Quem precisa sacar ou fazer operações mais simples está seguindo para lotéricas. “Eu não sou da cidade, estudo aqui, e minha conta é na caixa, agora é fazer o que for possível pela lotérica”, pontua.

Saque FGTS - Apesar da explosão da única agência da Caixa Econômica Federal em Paranaíba, o pagamento das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) seguirá o calendário normal, ou seja, será feito a partir de sexta-feira (12).

Conforme a assessoria da Caixa Econômica, mesmo que o dinheiro tenha sido roubado ou queimado, os trabalhadores que têm direito ao benefício, não serão prejudicados.

Os pagamentos serão feitos nas lotéricas e em caixas de auto atendimento. Porém, ainda não foi informado sobre o atendimento que estava previsto para sábado (13), já que o banco ficou completamente destruído com a explosão.

A assessoria informou ainda que o dinheiro que estava na agência não era do FGTS e alegou que o banco recebe a quantia para a operação apenas no dia. Sobre o valor roubado, a assessoria não confirmou quantia.

Roubo e explosão - O roubo aconteceu após a quadrilha, que atua no chamado "Novo Cangaço", que faz referência aos arrastões feitos pelos antigos cangaceiros, chegar ao banco em uma Toyota Corolla de cor prata.

Foram usados dinamites para explodir os caixa eletrônicos da agência, fazendo grande estrago. Houve tiroteio com os policiais e os bandidos, que estavam fortemente armados. Foram encontrados vários projéteis, de pistola 9 milímetros, fuzil 556, pistola 380 e escopeta calibre 12 no local.

Até a tarde desta quinta-feira (11), nenhum suspeito pelo crime havia sido preso. Além da GPA (Grupamento de Policiamento Aéreo) e equipes da PM (Polícia Militar), também estão na cidade o Garras (Delegacia Especializada Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) e Bope (Batalhão de Operações Especiais), enviados da Capital.

A PF (Polícia Federal) também enviou uma equipe de peritos e papiloscopista de Campo Grande. Como a Caixa é um banco federal, é a PF que deve encabeçar as investigações sobre o crime.

Entre as pistas que estão sendo seguidas pelos policiais de Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais, estão testemunhas da fuga. Extraoficial, há a informação de que uma mulher teria visto um veículo prata em fuga.

A principal suspeita é que a rota de fuga do grupo foi feita por Minas Gerais - estado que faz divisa com Mato Grosso do Sul na região de Paranaíba -, porém a informação ainda não é confirmada pela polícia, que mantém em sigilo as investigações.

SIGA-NOS NO Google News