Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

20/09/2011 19:18

Após reunião no Mapa, secretária ressalta reforço na vigilância contra aftosa

Fabiano Arruda, Campo Grande News

A titular da Seprotur (Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo), Tereza Cristina, ressaltou nesta terça-feira que Mato Grosso do Sul contará com 25 equipes móveis no combate ao foco de aftosa registrado no Paraguai.

Ela esteve hoje no Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), em Brasília (DF), juntamente com o superintendente da SFA (Superintendência Federal da Agricultura), Orlando Baez, para debater o tema.

“Harmonizamos as ações de controle, vigilância e inteligência. Está tudo sob controle e esperamos que continue assim”, disse a secretária, revelando que o Estado tem 15 equipes na fiscalização na faixa de fronteira e que o Mapa destinou outras 10 para as ações.

Ainda conforme a secretária, a situação dos R$ 16 milhões do convênio do Mapa com o governo do Estado está “resolvida” e o dinheiro está disponível nos cofres estaduais. O governador André Puccinelli chegou a afirmar nesta manhã que os recursos estavam travados.

A partir de quinta-feira, os produtores da região terão reuniões promovidas pelos governos do Estado e Federal, com apoio da Famasul e sindicatos rurais, para esclarecimentos sobre a situação.

Na quinta-feira a reunião ocorre às 8 horas no Sindicato Rural de Bela Vista e os municípios convidados são Caracol, Porto Murtinho e Antônio João.

No mesmo dia, às 14 horas, a reunião será no Sindicato de Ponta Porã, enquanto, às 19 horas, ocorre no sindicato de Eldorado e os municípios convidados são Mundo Novo, Japorã e Iguatemi.

Na sexta-feira, a última agenda será no Sindicato Rural de Amambai e os produtores das cidades de Sete Quedas, Paranhos, Tacuru, Aral Moreira e Coronel Sapucaia devem comparecer.

Além dos pecuaristas da região também participam representantes da Iagro, Agraer, frigoríficos, transportadoras, lideranças de assentamentos, veterinários autônomos, consultores, lojas de produtos veterinários, escritórios de compra e venda de bovinos, entre outros.

Vigilância - Segundo informações da Seprotur, todos os 11 escritórios da Iagro ao longo da fronteira estão fazendo barreira volante, com o apoio de outras 5 barreiras volantes e mais 15 postos fixos - além do mapeamento de propriedades consideradas de risco.

A força tarefa conta com o apoio do Exército Brasileiro, Marinha, Aeronáutica, Polícia Federal, DOF, Polícias Militar e Ambiental.

A Iagro alerta desde já que na emissão das Guias de Trânsito Animal, as GTAs, os produtores estão sendo orientados a também declarar a \"rota dos animais\" e cumprir esta à \"risca\", caso contrário (havendo desvio de rota), os animais serão apreendidos, podendo o motorista e o produtor/proprietário responderem conforme a aplicação da legislação vigente.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)