Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Após protesto de 13h, fronteira com a Bolívia é reaberta

Marcelo Fernandes e Rosana Nunes, do Corumbá Online - 31 de janeiro de 2006 - 18:00


Após 13 horas de protesto, a fronteira da Bolívia foi reaberta pelos feirantes bolivianos que bloquearam a entrada de Arroyo Concépcion. O ato era em represália à intensa fiscalização adotada desde o último dia 20 pela Polícia Militar, em que todos os veículos são parados para checagem completa de documentação.

O policiamento brasileiro tem exigido de bolivianos que trabalham em Corumbá a Carteira de Fronteiriço e também não tem permitido a circulação de veículos de placa verde, que significa, segundo a legislação boliviana, que o veículo está em fase de legalização naquele país.

A comissão de autoridades bolivianas, formada pelo comandante da Polícia Nacional da Bolívia, coronel Oscar Daza Navarro; o sub-prefeito da Província de German Bush, Remberto Jordan Colombo, e o presidente do Comitê Cívico de Arroyo Concecpción, Victor Colombo, apresentou ao cerca de 500 feirantes que fechara o acesso à Bolívia, os resultados da reunião com o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira e com representantes da polícia brasileira.

Durante quase uma hora os manifestantes discutiram as medidas e houve resistência com relação à necessidade da apresentação da Carteira de Fronteiriço. Eles alegavam que brasileiros não precisavam apresentar documento semelhante na Bolívia.

Contudo, decidiram pelo fim do bloqueio. Durante a reunião foi definida a apresentação da normatização federal, de dezembro de 2005, ampliando para cinco anos a validade da Carteira de Fronteiriço (atualmente o documento vale por um ano). Além da manutenção da operação de fiscalização no posto do pedágio da rodovia Ramão Gomez, principal estrada de acesso à Bolívia; contudo, os policiais serão “maleáveis” com a solicitação das carteiras fronteiriças e trânsito de veículos bolivianos com placas verdes (que serão regularizadas até abril).

Os vistos para estudo e trabalho no Brasil, tem prazo para regulamentação. Também foi decidido que a prefeitura vai dar10% de descontos aos feirantes da Feira.Brasbol no pagamento, até 20 de fevereiro, da licença anual de trabalho, que custa R$ 224. Os feirantes ambulantes não pagam taxas. Na próxima segunda-feira, será realizada uma reunião entre políticos bolivianos e o prefeito de Ladário.

SIGA-NOS NO Google News