Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Após procura de apenas 4%, Justiça Eleitoral cancela 31 mil títulos em MS

Campo Grande News - 26 de maio de 2015 - 08:22

A Justiça Eleitoral cancelou 31.340 título de eleitor em Mato Grosso do Sul. O motivo foi ausência nas três últimas eleições. Para aplicação dessa regra, cada turno é considerado uma eleição.

O cancelamento ocorreu depois de passado o prazo de 60 dias para que os 32.826 eleitores passíveis de terem o documento invalidado pudessem regularizar a situação. Desse total, apenas 4% (1.818) compareceram aos cartórios eleitorais portando documento oficial com foto, título e comprovantes de votação, de justificativa e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa. Em Campo Grande, foram 10.153 cancelamentos. Mato Grosso do Sul tem 1.818.937 eleitores.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foram cancelados 1.711.267 títulos no Brasil. Os maiores colégios eleitorais lideram o ranking de títulos cancelados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul. Em São Paulo, foram 479.200 cancelamentos em um montante de 31.998.432 eleitores. Em Minas Gerais, entre os 15.248.681 eleitores, 148.235 tiveram o título cancelado.

Para saber se o documento foi cancelado, basta acessar o link “situação eleitoral”, no espaço “serviços ao eleitor”, disponível nos sítios eletrônicos da Justiça Eleitoral (http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/servicos-aos-eleitores).

O eleitor deverá comparecer, pessoalmente, ao cartório eleitoral de sua inscrição ou, em caso de mudança de endereço, no cartório eleitoral ao qual pertença sua residência. Ele deverá levar um documento de identidade, exceto o novo modelo de passaporte por não conter dados de filiação, e, se possuir, apresentar o título eleitoral e os comprovantes de justificativa de ausência em cada turno das eleições, além de comprovante de residência.

A regularização não é necessária para eleitores com menos de 18 anos ou com mais de 70, para os quais o voto é facultativo. Pessoas com deficiência e que têm dificuldade de cumprir as obrigações eleitorais também não terão o título suspenso.

O cancelamento do título eleitoral provoca uma série de consequências, como impedir a obtenção de passaporte e carteira de identidade, o recebimento de salário de função ou emprego público, e a tomada de alguns tipos de empréstimos. A ausência de registro também pode dificultar matrícula em instituições de ensino e a nomeação em concurso público.

SIGA-NOS NO Google News