Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

01/12/2006 14:54

Após meses de polêmica, José Ricardo conselheiro do TCE

Graciliano Rocha / Campo Grande News
Cassilândia NewsCassilândia News

O governador Zeca do PT sacramentou hoje uma importante vitória política com a posse de José Ricardo Cabral como conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado). Homem-forte das finanças do atual governo, José Ricardo foi exonerado hoje para tomar posse na corte que têm o poder de, por exemplo, analisar as contas do próprio governo que integrava.

O Tribunal de Contas do Estado é um órgão de assessoramento da Assembléia Legislativa. Entre suas atribuições, está o julgamento de contas de prefeituras e câmaras de vereadores. O TCE também analisa as contas do governo e pode recomendar que a Assembléia reprove processos de licitação e contratos firmados pelo governo. José Ricardo não é o primeiro ex-titular das finanças a chegar ao TCE: o atual presidente do tribunal, José Ancelmo, deixou a secretaria de Finanças no final do último governo Wilson Barbosa Martins (1995/1998) para se tornar conselheiro.

A solenidade de posse de hoje foi bastante concorrida. Além do governador, muitos integrantes do primeiro escalão do governo foram prestigiar a ascensão do ex-colega de secretariado. “A tarefa de julgar exige grandeza de espírito”, disse durante seu discurso de posse o novo conselheiro, após jurar desempenhar suas atividades no TCE com “honra, lealdade e probidade”.

“Estou indicando um homem de bem”, disse o governador em seu discurso. Zeca falou por 10 minutos e fez um balanço de suas relações com o tribunal. “Mais do que vigiar e punir, o tribunal nos aconselhou, o que permitiu que cometêssemos menos erros”.

O governador lembrou o término da obra da sede própria do TCE – entregue em outubro do ano passado – como um marco nas relações com a casa. A obra estava paralisada há mais de 10 anos.

Último a falar, o presidente do TCE elogiou o novo conselheiro – de quem foi colega nos tempos em que comandava o fisco estadual. Ancelmo chamou José Ricardo de “grande técnico” e “experiente”.

Polêmica – A posse veio após uma polêmica de mais de dois meses com auditores do TCE e procuradores do Ministério Público Especial do tribunal, que reivindicavam a indicação de um integrante dos quadros técnicos do tribunal pelo governador. Na semana passada, o governo conseguiu uma vitória: a liminar obtida pelos técnicos que impedia a tramitação da indicação foi derrubada pelo Tribunal de Justiça. A indicação foi aprovada na terça-feira pelos deputados.

Como o julgamento do mérito da ação movida pelos conselheiros ainda não foi decidido pelo Tribunal de Justiça e como há possibilidade de recursos para tribunais superiores, a briga judicial promete ser esticada ao longo de meses ou anos. Mas, com o conselheiro empossado, algumas vozes poderosas no TCE já dão o caso como encerrado.

Antes da solenidade, José Ancelmo dava o tom numa entrevista: “Os auditores lutaram por um direito que acham que têm, não é pessoal, mas isso não vai gerar nenhum mal-estar porque o respeito às autoridades estabelecidas vai prevalecer”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)