Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Após desistências, governo confirma nova chamada em concurso da Agepen

Midiamax - 09 de dezembro de 2016 - 06:15

O governo do Estado confirmou que alguns aprovados no concurso da Agepen (Agência Estadual do Sistema Penitenciário) foram chamados, mas não se matricularam no curso de formação que já está em andamento. Por isso, segundo assessoria de imprensa, mais aprovados serão convocados para repor essas faltas.

A SAD (Secretaria Estadual de Administração e Desburocratização) vai abrir chamada adicional e será criada nova sala. Inclusive, por determinação judicial, 13 remanescentes de um concurso anterior farão parte desta turma. Nos últimos dias, pessoas de outros estados têm entrado em contato com a reportagem do Jornal Midiamax para saber sobre o assunto.

A data não foi informada e os interessados devem acompanhar o Diário Oficial do Estado, no qual serão publicadas as convocações. Dos 1.105 aprovados, o Executivo abriu vaga para 438 no curso de formação.

Em ação ingressada contra o governo, o MPE-MS (Ministério Público Estadual) pede que todos sejam chamados. Contudo, em resposta, o procurador-Geral do Estado, Adalberto Neves Miranda, informou ser economicamente impossível atender ao órgão.

De acordo com a manifestação, o custo para o curso, já em andamento para 438 alunos, foi estimado em R$ 2,2 milhões, valor que passaria para R$ 3,4 milhões caso os outros 667 concursados fossem chamados. A ação pede, ainda, que sejam contratados gradativamente 1,8 mil agentes.

De acordo com o MPE-MS, hoje são 56 encarcerados para cada funcionário responsável por custodiá-los, número 11 vezes maior do que o preconizado pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. O Estado diz estar ciente da situação, porém aponta que não ficou inerte, sendo que realizou concurso público para amenizar o problema.

SIGA-NOS NO Google News