Após a derrota por 1 a 0 para o Granada no Campeonato Espanhol, o Barcelona foi recebido com protestos pela torcida na volta ao Camp Nou. O atacante Neymar também passou pela situação difícil e não foi poupado pelos torcedores, que insultaram o brasileiro com gritos racistas.
Ao chegar à sede do clube azul-grená, os jogadores ouviram xingamentos como “filho da p...” e “sem vergonha”. A ação foi registrada em vídeo pelo jornal As. Assim que Neymar saiu do ônibus da delegação, os torcedores passaram a emitir sons de macacos.
Os atletas do Barça ainda foram abordados em seus próprios carros. Apesar disso, o incidente foi um evento isolado de sábado. Na manhã deste domingo, a equipe se reapresentou aos trabalhos no centro de treinamentos mesmo com Gerardo Martino liberando para a folga e os torcedores não compareceram.
Neymar já havia sofrido racismos na Europa pelos torcedores do Espanyol, que confrontou com o Barcelona. Os torcedores adversários imitaram sons de macaco para o ex-santista e para Daniel Alves.