Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Após cassação do prefeito, vice traça metas de governo

Alcides Bernal perdeu mandato por 23 votos a seis em julgamento. Olarte disse que posse será hoje e vai buscar o diálogo.

G1 - 13 de março de 2014 - 08:15

A posse do vice-prefeito de Campo Grande Gilmar Olarte, que assume o comando da cidade após a cassação de Alcides Bernal, está marcada para esta quinta-feira (13). O novo chefe do Executivo Municipal disse ao G1 que já traça as metas para o seu mandato.

“União de todos os setores, desde o menor até o maior, para que possamos trazer Campo Grande para a normalidade”.
Olarte disse ainda que pretende fazer um levantamento de como está a administração. “Não vai ser demorado, porque não há mais tempo”, disse. “Primeiro vamos assumir e assim que tomarmos posse, vamos compor governo de coalizão. Vamos conversar com os partidos”, acrescentou.

O político afirmou que não se irá governar a capital sul-mato-grossense sozinho. “Temos que conversar para tocar a cidade. Vamos buscar o melhor com a ajuda de todos, vamos buscar resolver problemas e pedimos a ajuda de todos”, finalizou.

Dos 29 vereadores de Campo Grande 23 votaram a favor da cassação de Alcides Bernal. Seis foram contra.

Entenda
No dia 30 de setembro de 2012, dois empresários de Campo Grande fizeram denúncias sobre supostas irregularidades em contratos emergenciais firmados por Bernal.

Por conta disso, a Câmara se reuniu e decidiu investigar a situação. No dia 15 de outubro, três vereadores foram designados para fazer a apuração, no caso, Edil Albuquerque (PMDB), Flávio César (PTdoB) e Alceu Bueno (PSL). A esse grupo é dado o nome de Comissão Processante.

Esses parlamentares tinham três meses para ouvir testemunhas e o prefeito para chegar a uma conclusão. No entanto, houve interrupções porque Bernal acionou a Justiça para impedir o andamento do procedimento. Ele conseguiu várias decisões favoráveis, enquanto a Câmara garantia, por meio de recursos, a continuidade dos trabalhos.

O prefeito foi convocado para depor, mas após faltas, acabou encaminhando defesa por escrito. No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, a comissão apresentou o relatório final recomendando aos demais vereadores que o prefeito fosse cassado.

A audiência foi marcada para depois do feriado, no dia 26 de dezembro. Nesse dia, o plenário ficou lotado de pessoas à favor e contra o prefeito. Pouco depois do início, a sessão teve que ser suspensa por decisão da Justiça a favor de Bernal.

Os vereadores entraram com recurso e ficaram em uma sala dentro da Câmara esperando que o processo fosse analisado. No fim do dia, eles tiveram autorização para continuar. A leitura do relatório mal havia começado quando o evento foi interrompido novamente, dessa vez, de forma definitiva. O político havia conseguido mais uma liminar impedindo que a votação fosse concluída.

Apesar disso, a Câmara apelou ao STJ para conseguir julgar o prefeito. A decisão saiu na quinta-feira (6). A audiência foi então marcada para esta quarta.

SIGA-NOS NO Google News