Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Após aftosa, MS sai do topo dos principais exportadores

Fernanda Mathias - Campo Grande News - 20 de setembro de 2007 - 13:54

Após ocorrência dos focos de febre aftosa em Eldorado, Mundo Novo e Japorã, em outubro de 2005, Mato Grosso do Sul deixou de figurar entre os cinco principais exportadores de carne bovina do País, mostra pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela Scot Consultoria, empresa sediada em São Paulo.

No ano de 2005 o Estado figurou como segundo maior exportador de carne bovina do País. Já neste ano (considerando o acumulado de janeiro a agosto) passou a 7º. Os dados da balança comercial vêm mostrando queda de 90% nas remessas do produto pelo Estado. A esperança é que o novo laudo do Ministério da Agricultura, que vai sair na próxima terça-feira, aponte que o vírus da febre aftosa não circula mais no Estado. Caso isso ocorra, Mato Grosso do Sul terá de ser submetido à OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) para ser reconhecido como área livre da doença com vacinação.

O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina e, entre os Estados, São Paulo tem a maior participação nas vendas externas. São Paulo é um grande mercado consumidor da carne de Mato Grosso do Sul, já que a produção do Estado é muito maior que o consumo. O rebanho de Mato Grosso do Sul é o segundo maior do País, quase 25 milhões de animais.

SIGA-NOS NO Google News