Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Após a estiagem, queda do dólar assusta produtor

11 de maio de 2005 - 13:38

Ainda buscando se refazer das perdas provocadas pela estiagem, o sojicultor de Mato Grosso do Sul – a exemplo do que ocorre no restante do País – começa a calcular os prejuízos decorrentes da desvalorização do dólar.

Conforme o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Rodolfo Vaz de Carvalho, de modo geral, os prejuízos são acentuados, porque o sojicultor contraiu dívidas com o dólar em alta e irá comercializar seu produto com a moeda americana em baixa. Nesse sentido, a colheita servirá apenas para pagar contas, anulando qualquer retorno financeiro ao produtor.

Só neste ano, o preço da soja no Estado caiu 14,91%. Os contratos de compra com as multinacionais, fornecedoras de insumos para o plantio de soja, foram firmados entre outubro e novembro. Na cotação da época, US$ 1 equivalia, em média, a R$ 2,8 – já reflexo de uma trajetória de queda.

É com base no dólar nesse patamar que o sojicultor irá pagar seus débitos referentes aos insumos. Na opinião de Rodolfo, falta boa vontade das multinacionais em negociar com os produtores.

“Elas não estão agindo na ilegalidade, mas poderiam somar esforços para não prejudicar o produtor, que não tem culpa pelas intempéries naturais e nem pelos problemas cambiais”, reclama.


Correio do Estado

SIGA-NOS NO Google News