Cassilândia, Terça-feira, 17 de Outubro de 2017

Últimas Notícias

16/05/2017 08:20

Após 'Carne Fraca', frigoríficos devem ganhar 'selo externo' em produtos

Campo Grande News

 

O ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, anunciou nesta segunda-feira (15) em visita feita à Expoagro, em Dourados - cidade localizada a 233 km de Campo Grande -, que para estimular o combate a corrupção na cadeia produtiva, um selo de qualidade, certificado fora do setor público, deverá ser lançado.

Segundo Novakci, as empresas que adotarem ações duras para combater a corrupção na certificação vão receber um selo atestando qualidade. Porém, ao invés de ser oferecido por autoridades públicas e sanitárias, o selo seria de responsabilidade de uma entidade certificadora privada. "Vai dar transparência e qualidade ao setor", opina.

A iniciativa surge após a Operação Carne Fraca, que identificou inúmeros casos de corrupção na aprovação oficial do Governo para carnes, o que atingiu o agronegócio em cheio, mas também abriu os olhos do setor para a questão.

"Novas operações poderão vir para coibir desvio de servidores públicos. A Carna Fraca veio para a mídia como um problema do setor e gerou transtornos terríveis. Houve falha na divulgação e países fecharam as portas [para importar carne brasileira] e o mercado interno puxou o freio", comenta o ministro interino.

Eumar, no entanto, destaca a ação do Governo Federal para reduzir os danos e recuperar o mais breve possível o cenário do setor. "Agimos rápido e não escondemos a poeira embaixo do tapete. Grandes mercados consumidores estão comprando e esta,ps ma segimda etapa desse trabalho, com a visita do ministro Blairo Maggi a países árabes".

Blairo, titular da pasta de Agricultura, conseguiu que o Kuwait abrisse novamente o mercado para os produtos brasileiros. O ex-governador de Mato Grosso deve retornar em breve, ficando a cargo de Novacki ir à Europa, Egito e China conversar sobre os produtos brasileiros. "Trouxe prejuízo enorme para a imagem do setor".

Cobranças - Durante a visita, o ministro interino também foi cobrado sobre questões pertinentes ao agronegócio sul-mato-grossense. Tanto o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lúcio Damalia, como o presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Mauricio Saito, falaram sobre invasões.

Eles reclamaram que falta segurança jurídica para os produtores. "Até assentamento está sendo invadido em Mato Grosso do Sul", disse Damália, em referência aos sítios reivindicados por indígenas em Dourados e que foram invadidos, mostrando que não apenas grandes propriedades, mas também as pequenas sofrem com tal situação.

O ministro também foi questionado sobre o frigorífico de peixe de Dourados, que está com as obras paradas há oito anos, mesmo depois de um investimento milionário feito no prédio. Novacki não respondeu, mas recebeu um documento da prefeita Délia Razuk (PR) pedindo a liberação de recursos para concluir a obra.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 17 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Segunda, 16 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 15 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)