Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aplicativo indica quais remédios usuário é alérgico

Portal APCD - 14 de novembro de 2015 - 16:00

Crescente aliada da medicina, a tecnologia digital é a mais nova amiga de quem tem alergia a medicamentos. Um aplicativo de celular desenvolvido por um alergista professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) permite que o paciente registre no sistema os princípios ativos aos quais ele é alérgico. Assim, toda vez que ele vai comprar um remédio na farmácia, ele pode digitar o nome do medicamento e o app dirá se ele pode tomar ou não.

Embora não substitua as consultas presenciais a alergistas, o aplicativo ‘Alergia a Medicamentos’ ajuda em checagens rápidas. No sistema, é possível encontrar todos os remédios registrados no Brasil pela Anvisa até agosto de 2015. Essa lista reúne mais de 30 mil medicamentos.

O paciente tem, ainda, um espaço para registrar o nome do seu médico, caso haja alguma emergência, além do telefone do SAMU.

Para o criador do aplicativo, o alergista Fábio Morato Castro, o sistema é também um grande aliado dos médicos, que, no momento da prescrição, poderão pesquisar quais medicações oferecem ou não perigo aos seus pacientes. “Em breve, entraremos na segunda fase do aplicativo, expandindo para outros países e com listas personalizadas”, diz Castro.

No Brasil, cerca de 10% da população apresentam reação alérgica a algum tipo de remédio. Os anti-inflamatórios não esteroidais são os maiores responsáveis por essas reações. Os antibióticos também provocam muita alergia, porém com menor prevalência. A reação mais grave, que pode ocorrer com medicamentos anestésicos, é a anafilaxia — caracterizada pela rápida diminuição da pressão arterial, taquicardia e distúrbios gerais da circulação sanguínea.

O aplicativo é gratuito e está disponível para iOS e Android.

Fonte O Globo

SIGA-NOS NO Google News